Olha a Bela da Donete...A Receita Perfeita!


Hoje deixo-vos uma receita excelente de donetes. 
Já por várias vezes, como muitos de vós concerteza, tinha feito donetes, mas nunca ficava completamente satisfeita com o resultado. Saborosas, mas sem aquele aspeto e ar que se quer numa boa donete e que encontramos à venda na praia, festas ou angariações de fundos.
Há 2 anos, no âmbito de um projeto de uma viagem, na escolinha do meu filhote mais velho, os pais e equipa educativa uniram-se na angariação de fundos para uma viagem de finalistas. Para além de ter sido uma dinâmica extraordinária, que nos permitiu partilhar tempo de convívio e esforço conjunto, deu-me a oportunidade de conhecer esta receita maravilhosa e que resulta na donete perfeita. A Lia, a extraordinária Lia, cozinheira e que tanto nos ajudou neste projeto, simpaticamente, ensinou-me a receita, numa das várias vezes que as fizemos para vender. E tenho que vos dizer que a procura da receita ideal terminou nesse dia. Não pesquisei mais nenhuma, pois melhor é impossível!
Espero que gostem e tirem um tempinho para as fazer, pois merecem todos os minutos que lhes dediquemos na sua confeção.
Obrigada à Lia pelo enorme coração que tem e pela partilha.
Ainda não adaptei a receita ao robot de cozinha, contudo deixo uma sugestão de confeção com esse método que me parece que resultará bem.

Ingredientes (20 donetes):
Massa
1kg farinha 
1 limão (raspa)
5 ovos
3 c.sopa rasas açúcar
1 carteira fermento Fermipan
1/2 litro leite
125g manteiga

Cobertura
500g açúcar fino
Água morna q.b.

Modo Tradicional
Coloque num alguidar a farinha, fazendo um buraco no meio para colocar os outros ingredientes. No centro coloque a raspa de limão, os ovos, o açúcar e o fermento.
Aqueça o leite junto com a manteiga até ficar morno.
Em seguida vá misturando no preparado do alguidar gradualmente e vá amassando até incorporar o líquido colocado. Adicione mais líquido e amasse. A massa não deve ficar muito dura, nem muito mole.
Deixe levedar tapada com um pano ou papel aderente até dobrar o volume.
Quando levedada, trabalhe um pouco a massa e forme pequenas bolas até esgotar a massa. Deixe as bolas descansar cerca de 20 min.  dispostas num balcão, numa toalha enfarinhada.
Passado este tempo, com as mãos abre um círculo no centro das bolas e frite as donetes em óleo quente, mas atenção à temperatura, pois se estiver alta demais frita por fora e deixa a donete encruada por dentro.
Escorra-as em papel de cozinha.
Entretanto prepare a cobertura adicionando ao açúcar fino, água morna, até que o consiga envolver, e atingindo uma consistência pastosa.
Depois de escorridas a donetes, passe-as no preparado da cobertura, ainda quentes e ponha-as a escorrer numa travessa até que a cobertura endureça.
Sugestão: poderá fazer o buraco no centro das donetes com a ajuda de um copo pequeno ou molde de bolachas; reservar a massa que retire e fazer uns donuts bites, como lhes chamo. Os pequenotes adoram!
Depois, é deliciar-se com esta maravilha!

Na Cuisine Companion (não testada ainda - apenas uma proposta para experimentarem)
Faça 500g farinha, portanto divida a receita em duas vezes. Comece por colocar na taça a manteiga e o leite e programe 60º, 10 min, já com o acessório de amassar/triturar colocado. Depois adicione os restantes ingredientes e programe Pastry P1. No final do programe retire da taça, trabalhe a massa um pouco com as mãos e deixe levedar como descrito acima.
Proceder do mesmo modo nos restantes passos da receita.






Comentários

  1. Como eu adoro donetes! Nem imaginas! Até salivo sem querer! Tal como tu, ando sempre em busca da receita perfeita! Ainda hoje tinha anotado mais uma que me parecia ser uma boa candidata! Mas agora depois de ver a tua acho que a outra vai ser posta de lado! Ficaram perfeitas e nota-se perfeitamente que são fofinhas, exatamente como se quer! Ainda por cima gosto delas assim bem gorduchas! Quem me dera não ser tão gulosa! E o problema é que tenho tendência a preferir sempre aquilo que é mais calórico e que faz mais mal! O que vale é que isto são daquelas coisas que só se come ocasionalmente senão eu estava desgraçada! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou como tu! Há doces que me prendem e este é um deles (e bem que me precisava afastar, que a balança continua a não compadecer-se dos meus gostos 😄). Experimenta esta receita. Ficam fofas, gorduchinhas...enfim, uma delícia! Beijinhos

      Eliminar
  2. Têm mesmo um aspecto crocante e delicioso...Assim a mista lista não pára de aumentar, e a culpa é tua ;) beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😂😂😂 Mea culpa, mea culpa....ficam deliciosas! Beijinhos grandes e que bom gostares das receitas 😙

      Eliminar
  3. Sou fã de receitas e até tenho algumas espalhadas pelo blog... Mas esta! OMG! Tenho muito que a fazer :D Obrigado pela partilha :D

    Segui-te :D

    NEW REVIEW POST | AFFORDABLE Body Milks. Worth a Hype?
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel. Obrigada pela visita e por ficares. Experimenta, são top estas donetes! Beijinhos

      Eliminar
  4. Obrigado :D Fico muito feliz por isso :')

    NEW REVIEW POST | AFFORDABLE Body Milks. Worth a Hype?
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Sónia Simões08/02/18, 10:51

    Olá, bom dia. Quando se refere a meio pacote de manteiga, quanto representa em grs. Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia. São 125g. Vou alterar na receita para ficar claro, pois como está de fato suscita dúvida. Beijinhos e depois diga se gostou :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas