Pizza Balão Flambeada...fácil, saborosa, flamejante, teatral, repleta de diversão!





Há uns dias atrás, a Sónia Melo, do Chez Sónia, partilhou na sua página um vídeo da página culinária "A Receitaria" - uma pizza balão à qual se deitava fogo! Se o vídeo me ficou na retina, mais ficou na dos meus filhos que acharam aquela receita divertidíssima, sendo que vimos vezes sem conta o vídeo, a seu pedido.
Já adivinharam, com a diversão da confeção antecipada, com o desejo dos filhos em experimentar, claro que tinha que ir para a lista dos "must do" o mais rápido possível...e pronto, foi só chegar o fim-de-semana e cá está ela.
Devo dizer que para além de rápida, fácil e super divertida para quem tem pequenotes, é muito saborosa, pois o efeito de cozinhar os ingredientes utilizados num "forno" de massa resulta num sabor extraordinário e textura cremosa.
Para a pizza utilizei tomate, da horta dos meus tios (que privilégio, não concordam?), bacon e mozzarela.
Da próxima vez utilizarei mozzarela de búfala (não havia ontem no superfície comercial onde fui), presunto e figos, combinação clássica e popular.
Arrisquem e vão já experimentar! Espero que gostem.

Ingredientes (2 a 4 pessoas):                       

2 bases de massa pizza fresca de compra 
2 c. sopa polpa de tomate
2 tomates médios
oregãos secos a gosto
150g queijo mozzarela ralado
150g bacon fatiado
azeite q.b.
1 a 2c. sopa rum

Para fazer a massa:
500g farinha s/fermento
 pacote fermento Fermipan (11g)
Sal a gosto
Açúcar a gosto
300g água morna
25g azeite


Tomate e rúcula para acompanhar

3 ou 4 palhas para inflar a pizza

Modo Tradicional
Se optar por fazer a massa caseira, misture todos os ingredientes num alguidar e deixe levedar até que dobre de tamanho. E divida a massa em dois para fazer cada uma das bases, após levedar.
Estenda uma das bases de pizza num tabuleiro. Coloque as 2 colheres sopa de polpa de tomate, espalhando pela massa. Depois coloque um pouco de oregãos e 1/3 do queijo ralado. Depois adicione o tomate cortado aos cubos, dispondo, em seguida, as fatias de bacon. Cubra os ingredientes com o restante queijo e polvilhe com oregãos secos.
Depois pincele as beiras da massa com água e com a ajuda de um pincel.
Peque nas palhinhas e coloque alinhadas na prependicular ao centro, parte por cima da base, parte por fora para que que soprar depois.
Coloque a outra base de pizza por cima da outra base que preparou com os ingredientes e "feche" a pizza, dobrando as beiras para dentro e pressionando, de modo a que quando inflar, não saia ar, ficando apenas o orifício com as palhinhas por fechar.
Sopre as palhinhas e vai verificar que a pizza incha como um balão. Retire as palhinhas com cuidado e pressionando a massa para que não saia o ar. "Feche o balão".
Leve ao forno pré-aquecido a 200º por cerca de 20 a 30 min. ou até verificar que está dourada.
Retire a pizza, no final da cozedura, regue com 1 a 2 c. sopa de rum e dê-lhe lume e deixe flambear.
Corte o topo do balão e sirva uma salada de tomate, rúcula, oregãos, sal e azeite nessa taça comestível.
Que divertido é fazer esta receita. Os miúdos adoraram..."a tua pizza balão é linda!" - diziam eles. Experimente. Vai ser um sucesso de certeza.

Na Cuisine Companion
Poderá preparar a massa de pizza ou comprar já pronta.
Para fazer a massa caseira, na taça, com o acessório amassar/triturar, coloque todos os ingrediente para a massa e programe Pastry P1, deixando levedar na taça.

Depois de levedada a massa, retire da taça e divida em dois. Trabalhe um pouco a massa e estique com a ajuda de um rolo da massa. Disponha cada porção da massa em tabuleiros forrados com papel vegetal.












Comentários

  1. Que sugestão engraçada!
    Adoro Pizzas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina! Foi muito engraçado de fazer e super divertido para os miúdos e mamã também :) Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas