Trança de Figo, Nozes e Mascarpone...Figos, figos! Quem lhes consegue resistir?!


E se ontem partilhei um prato principal com figos, hoje mostro-vos a sobremesa que fiz com este fruto, que elegi este fim-de-semana, como ingrediente rei.
Falei-vos do quanto gosto de figos. Figos, figos, figos, nunca são demais! E, se este ano ainda estão bastante por cá, a verdade é que passar por eles no mercado e não trazer uns quantos é um exercício difícil de levar a cabo. Há qualquer coisa no figo que nos atrai...versatilidade, mistério, doçura, enfim, um sem número de qualidades!
Queria então preparar um prato principal e uma sobremesa que fosse romântica, bonita, que não ofuscasse o sabor do figo e que não fosse demasiado doce, pois o homenzinho mais novo cá de casa é demasiado guloso e há que tentar que não abuse. Tarefa difícil, por vezes! Com tantos requisitos, acabei por me decidir por uma bela trança (sim, enquanto preparava o post de ontem, ela estava no forno e cheirava maravilhosamente). Fica sempre tão bem numa mesa, não concordam?
Para a sua confeção utilizei massa folhada de compra, pois embora  a faça "homemade", de vez em quando, é uma massa que leva tempo e penso que a de compra cumpre bastante bem e a um custo baixo. Fiz uma base para os figos em mascarpone com baunilha em extrato (se tiverem vagem poderão utilizar, pois dará um efeito interessante) e optei pela combinação clássica - figos e nozes. Usei açucar mascavado claro (pouca quantidade) para adoçar, mas poderão usar mel que irá resultar até num sabor mais doce.
Que linda ficou! Gostei tanto do resultado. Servi-a como elemento única na sobremesa, mas poderão combiná-la com um gelado de baunilha ao servir.
Figos, figos, figos...quem lhes consegue resistir?!


Ingredientes (8 a 10 porções):
1 base massa folhada retangular
125g mascarpone
1 c.sopa açúcar fino
1 c. sopa extrato baunilha
2 figos
Nozes q.b.
Açúcar mascavado ou mel q.b.
Açúcar fino para polvilhar
1 gema para pincelar.

Bata o mascarpone com o açúcar e baunilha fazendo um creme.
Lave os figos e fatie-os. Reserve.
Pique as nozes.
Depois estenda a massa folhada e imagine 3 linhas divisórias no sentido longitudinal. Corte a massa em viés nas laterias (conforme imagem abaixo). Na zona central, sentido longitudinal, barre a massa com o creme de mascarpone que preparou e polvilhe com açúcar mascavado ou mel.
De seguida disponha as fatias de figo e polvilhe novamente com açúcar mascavado. Coloque nozes por cima.
Logo a seguir comece a fechar a trança, virando para o meio e alternado os lados, as tiras de massa que recortou. Quando terminar de fechar a trança, pincele com a gema de ovo batida, volte a polvilhar com açúcar mascavado e nozes picadas.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º por 20 a 30 min. ou até a massa cozer e ficar dourada.
Bom apetite!

















Comentários

  1. Deve ser uma delícia!!
    Beijinhos.

    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sou tão gulosa por figos que quando compro como todos, e ainda bem que só eu é que gosto cá em casa.
    Essa trança ficou linda e imagino que uma delicia.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! Também adoro. É das minhas frutas preferidas.
      Ficou um sabor que gostei muito :)
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  3. Eu adoro figos como sabes, tenho pena que cá por casa não sejam tão apreciadores quanto eu. Por isso, fico-me pelas compotas ou comer ao natural. Mas que sugestão deliciosa. E a fotografia está maravilhosa. Adoro o teu trabalho. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei tanto das receitas que fizeste com figos!
      Obrigada minha querida. E eu o teu :) Tenho tentado que o blogue seja um reflexo do que faço.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas