Cavacas de Sta. Maria...Tradição Açoreana!




Esta semana não tem sido fácil chegar aqui. Foi uma semana de continuidade para o filho mais novo, mas de início de novo desafio para o filho mais velho - entrada no 1º Ciclo! Não é à toa que se ouve tantas vezes "o tempo passa rápido". Como está crescido. Houve que lhe dedicar todo o tempo do mundo.
Esta é uma etapa ansiosamente esperada pela pequenada, entusiasmada pela compra da mochila nova, estojo, livros e material escolar, bem como pela aventura de mudar de escola e o APRENDER A LER! E nós pais? Nós acabamos por sentir um misto de emoções, entre o entusiasmo, orgulho e o instinto protetor ao ver o pequenote num ambiente menos protegido e de maior dimensão. É um dos nossos maiores desafios, não concordam? Deixá-los crescer! Porque eles têm que crescer, têm que voar e o melhor que lhes podemos dar é precisamente a capacidade e espaço para o fazerem, nem que fiquemos a pensar: "será que ficou bem? Terá encontrado com facilidade o refeitório? Estará a gostar?" - enquanto repito ao marido: "não te atrases na hora de o ir buscar!"
E numa semana destas tinha que me dedicar à tradição, ao que é da "terra". Dá-nos conforto, no desconhecido, nas novas etapas, sentir o que é nosso e, para mim, isso significa sentir os Açores à mesa. E considerei que seria a hora certa para experimentar as saborosas cavacas, estas, as de Sta. Maria, pois, nem de propósito há uns dias atrás, a minha prima Luísa havia feito umas utilizando uma receita dada por uma mariense. Claro que não perdi a oportunidade de lhe pedir a receita na altura, mas ainda não me tinha dedicado a ela.
Nas pesquisas que já havia feito encontrei receitas que incluíam água na massa ou quantidades e ponderação entre ingredientes diferentes, receitas que adicionam os ingredientes com colher de pau sem recorrer a batedeiras ou outros eletrodomésticos, mas optei por esta, pois as cavacas da Luísa estavam tão bonitas!
Ainda não fiquei completamente satisfeita, pois o interior não ficou tão "arejado" como "il faut" (irei alterar a temperatura do forno da próxima vez), mas o certo é que ficaram muito saborosas apesar disso.
Amanhã volto às cavacas e à brincadeira com estes meus filhos cada vez mais crescidos de quem tanto me orgulho!


Ingredientes (cerca de 2 dúzias):
10 ovos
2 copos de farinha
1 copo de óleo (125 ml)

Cobertura
2 copos de açúcar em pó
4 c. sopa água morna
2 c. sopa de sumo de limão
ou
5 c. sopa água morna
1 c. chá extrato de limão

Modo Tradicional
Bata os ovos com a farinha e o óleo por 10 min. Em seguida coloque a massa em formas de queijadas, até dois terços, untadas com desmoldante ou manteiga e farinha. 
Leve ao forno pré-aquecido a 190º (fiz a 180º). Depois das cavacas crescerem bem, baixe a temperatura para 180º para cozerem bem por dentro até que fiquem douradas e retire do forno.
Para a cobertura misture todos os ingredientes e coloque por cima das cavacas ainda mornas.

Na Cuisine Companion
Na taça coloque os ovos e óleo e programe vel. 7, 7 min. Em seguida adicione a farinha e na vel. 4, programe 40 seg. Se necessário misture alguma farinha que não tenha ficado bem adicionada com a espátula.
De seguida proceda como descrito acima.

Esta é uma receita que ainda tenho que testar mais vezes, pois como referi acima, o interior ainda não me deixou totalmente satisfeita, o que poderá dever-se à temperatura, mas também à necessidade de acertar os tempos na CC. De qualquer modo deixo a experiência realizada.















Comentários

  1. Por estes lados é mais ou menos a mesma coisa com o inicio das aulas, mas já é tudo mais crescido!
    Essas cavacas tem um aspecto maravilhoso!!
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como os filhos crescem rápido!
      Obrigada Ana! Beijinhos

      Eliminar
  2. Sou completamente apaixonada pela gastronomia Açoriana. Acho que temos uma gastronomia tão rica e tão saborosa. Não só adoro comer como também adoro fazer (se pudesse tinha um restaurante de comida típica)! Este doce ainda não fiz! Nem tive a oportunidade de provar! Tenho de tratar disso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas! Gosto de experimentar outras cozinhas, mas Açores tem aquele gostinho especial! Apesar das cavacas serem nacionais :)
      Foi a primeira vez que fiz tambem. Ainda não estou completamente satisfeita, mas chego lá ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá minha querida Sara!

    De facto é bom vê-los crescer, mas também é certo que o tempo passa demasiado depressa. Há dias em conversa com a minha querida avó (já falei dela no blog), dizia precisamente isso. Ainda ontem a Marta andava ao nosso colo, tão pequenina e indefesa e já vai para o 4º ano. Para o ano irei passar por esse processo, de alteração de escola e de ambiente. Também ficarei ansiosa mas os miúdos adaptam-se muito melhor do que nós queremos acreditar, e tu sabes disso enquanto profissional, muito melhor do que eu ;) Vai tudo com correr bem e serão certamente dois meninos muito felizes.

    Quanto às tuas cavacas, não conhecia esta "vossa" especialidade. Aliás, não conheço muitas das vossas iguarias. Mas ficaram com um aspecto delicioso.

    Desculpa, acho que hoje escrevi demais. beijinhos e um óptimo fim de semana

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Claudia. Crescem rápido e, sem dúvida, têm uma excelente capacidade de adaptação :)
      Adoro cavacas! Ainda não fiquei totalmente satisfeita, mas chego lá ;)
      E não escreveste muito; "conversámos" e isso é ótimo! :)
      Beijinho grande

      Eliminar
    2. Gosto muito de cavacas e estas parecem-me excelentes.
      Vou ver mais algumas receitas, pois as delícias por aqui são mais do que muitas.
      Bjn
      Márcia

      Eliminar
    3. Olá Márcia. Muito obrigada:) Também sou fã de cavacas.
      Fico muito feliz por estar a gostar deste meu cantinho. Bem-vinda! Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas