Filete de Peixe em Pele de Frango Crocante com Consommé...Ingredientes da Caixa Mistério Vencedora do Sorteio!





Lembram-se quando o blogue fez um mês que o festejámos lançando um desafio numa parceria maravilhosa com o programa da Azores Tv - Planeta Mulher? 
A proposta a cada um(a) de vocês era proporem uma caixa mistério virtual com seis ingredientes. No final do desafio foi sorteado, de forma aleatória, pelo random org, a caixa mistério vencedora (já vos conto quem ganhou caso não tenho espreitado na página do Facebook do Happylifeinthekitchen!).
Sorteio feito, "a bola passou para o meu lado" e o desafio era criar uma receita com pelo menos três dos ingredientes da caixa mistério vencedora.
Ao pensar o desafio queria que fosse uma forma interativa entre o blogue e quem dispensa um pouco do seu tempo para o seguir. Queria agradecer a forma carinhosa como têm acompanhado o que vou fazendo aqui por casa. Queria que o desafio também me colocasse à prova e que fosse uma partilha de sabores, aromas e escolhas. Penso que fomos todos bem sucedidos!
A Claudine Lourenço, apresentadora do Planeta Mulher, e eu ficámos encantadas com as propostas de ingredientes. Que delícia foi "pegar" nesta caixa, ir para a cozinha e criar algo que não fosse óbvio, mas que cumprisse o desafio. Pelo menos foi a minha intenção ao fazer este prato.Vamos lá ver o que acham desta sugestão.
A vencedora do desafio foi a Sónia Afonso Garcia e a sua caixa continha carne, cogumelos frescos, aipo, especiarias, gengibre fresco e puré (o que eu escolhesse). 
Ao "olhar" para a caixa pensei em espetadas marinadas; numa ou outra hipótese, mas esta semana tem sido marcada pela elaboração de receitas inspiradas nos muitos episódios do Masterchef Austrália que já vi (o marido queixa-se, por vezes, que não mudo muito a escolha de programa; esquece-se de todos os outros da 24Kitchen). Então lembrei-me de uma receita em que se usava peixe em pele de frango. E o prato começou, naquele preciso momento, a "nascer".
Dos ingredientes propostos optei por usar carne branca, aipo, especiarias e gengibre fresco. Ao invés de os usar de forma evidente, queria elevar o seu sabor num consommé de frango que aromatizei com vegetais (destacando o aipo), especiarias e gengibre. Deixem dizer-vos que foi o meu primeiro consommé "à séria". Até arrisquei e fiz a tal da "jangada", i.e. adicionar claras batidas ao caldo de modo a fixar as impurezas e clarificá-lo. Que emocionante foi! O certo é que fiquei muito feliz com a sua translucidez, cor dourada e sabor. Que caldo maravilhoso que exige tempo e carinho para o confecionar! 
Espero que gostem; eu adorei fazer este prato e, Sónia Afonso Garcia, este prato é para ti em especial!


 Ingredientes (4 pessoas):
4 filetes de peixe (utilizei Veja)
1 frango + 2 pernas (reservar as 4 pernas p/tirar a pele)
2 dentes de alho
1 cebola roxa
4 talos de aipo
3 cenouras médias
1 ramos de salsa
1 ramo de hortelã
6 bolas pimenta jamaica
1 pedaço gengibre fresco (tamanho de 1 polegar)
3 cravinhos
1 c. sopa vinagre
1 c. sopa sumo limão
1 caldo Knorr galinha
Flor de sal q.b.
Água q.b.
Azeite q.b.
Sucedânio de caviar
Cebolinho para guarnecer
2 cenouras pequenas

Comece por preparar o consommé, pois necessita tempo ao lume para ganhar um sabor profundo.
Parta o frango e reserve as duas pernas junto com as outras 2. Coloque num tacho os restantes pedaços. Em seguida adicione os legumes lavados e cortados aos pedaços e temperos, exceto os filetes de peixe. Junte água até 3 dedos acima dos ingredientes. Deixe ferver em lume alto e depois baixe para o mínimo e deixe cozinhar por cerca de 1h30 a 2h.
Quando o consommé tiver o sabor apurado, retire todos os ingredientes sólidos. Bata uma clara com um garfo e introduza no caldo, ao cozer a clara vai agarrando as impurezas. O consommé quer-se clarificado. Retire a clara.
Em seguida coe o consommé num coador de pano. Coei várias vezes para que ficasse com o aspeto límpido que se pretende.
Entretanto prepare as pernas retirando cuidadosamente, com a ajuda dos dedos e só nos tecido fibroso usar a ponta da faca, para que a pele saia inteira. Depois poderá usar as pernas no consommé ou preparar outra receita. Eu reservei-as para outra receita. Reserve a pele. Cubra com papel aderente para não secar e ficar rígida.
Use filetes comprados ou filete peixe que tenha. Utilizei um peixe de carne suave e filetei em casa (nunca fileto na peixaria, pois as espinhas e cabeças dão caldos e molhos maravilhosos e pago por elas).
Tempere com sal e sumo de limão os filetes.
Depois introduza os filetes dentro da pele de cada perna de frango e feche como se fosse um embrulho. Salpique a pele com sal. 
Depois passe os filetes embrulhados na pele de frango numa frigideira quente com azeite até que fiquem dourados e cozinhe o peixe. Não é necessário muito tempo, pois o peixe não se quer cozinhado em demasia.
Sirva numa cama de cenoura crua cortada em juliana, numa camada e aipo utilizado no consommé. Disponha o filete em cima, com uma colher de chá de sucedânio de caviar (pois o caviar é caríssimo!) e cebolinho. Em seguida coloque o consommé.
Importante: O consommé não deverá ser fervido novamente, nem deverá acrescentar-se sal depois de pronto. Poderá ser guarnecido com pedacinhos de legumes, galinha ou outros (fica para outro post enquanto treino mais um bocadinho).
Fotos passo-a-passo.






 






















Comentários

  1. Bem fiquei sem palavras... Adorei o prato, adoro a tua criatividade sem dúvida e já te disse várias vezes❤
    Irei fazê-lo de certeza...
    Continuo a dizer e afirmo este blogue vai chegar ao top tens um talento nato ❤ Parabéns e obrigado pela receita deliciosa😘 de ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida por todo o carinho! Nao sei se mereço tanto!
      Foi com muita alegria que verifiquei no dia 23 que o numero 7 eras tu ☺☺ Ficou ótimo...nao consigo enviar por correio este prato, mas espero que gostes da tradição terceirense 😍😍😙

      Eliminar
  2. Parabéns a ti e à Sónia. Este prato está maravilhoso. Fiquei sem palavras...beijinhos <3

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Claudia 😍 A Sónia é outra pessoa maravilhosa que a culinária trouxe à minha vida! E uma foodblogger excelente. Tento fazer o melhor ao mimar quem está perto e longe com os miminhos que vou fazendo. Beijinhos grandes ❤

      Eliminar
  3. Hummmm, mas só de olhar p/as fotos a gente já fica com uma fominha incrível kkk
    Tudo preparado com muito capricho. Parabéns!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas