Galette de Maçã e Passas com Gelado de Nata...Até breve Verão; Bem-vindo Outono!


A chegada do Outono tem qualquer coisa de nostálgico. É um misto de sensações entre o não querer sussurrar um até breve ao Verão e a vontade de dizer bem alto bem-vindo Outono! 
Os tons vermelhos e acastanhados desta estação e a brisa que começa a fazer-se sentir despertam uma vontade de viver aqueles serões serenos, sabem? Daqueles em que nos sentamos no sofá, com uma caneca de chá (quase uma almoçadeira), um livro, o candeeiro do aparador com a luz ligada, filhos a tentar "perturbar" esse momento de sossego (e como eles fazem isso tão bem!) e, claro, não pode faltar uma gallete para adoçar a noite. Porque o Outono pede gallete. Cá em casa pede gallete de maçãs e passas. E hoje não podia não faltar.
Gostamos dela não muito doce. Faço com maçã reineta pois, no final de cada garfada degustada, gosto que se sinta um ligeiro formigueiro nas bochechas, depois da explosão do sabor da maçã em harmonia com as passas, canela e açúcar.
O Outono chegou e, nem de propósito, o dia foi sombrio, deixando o sol apenas aparecer por uns bocadinhos, não o deixando abusar do protagonismo.
O Outono chegou e não me deixo entristecer, nem cair numa nostalgia "pesada", como quem luta para que o Verão não vá embora. Sabem porquê? Porque significa que a minha época preferida do ano se aproxima...Estamos quase no Natal! 
Mas porque não queria que o Verão se sentisse mal, um gelado de nata acompanhou esta gallete simples e saborosa que tornou o nosso dia especial!
Vão buscar as maçãs, as passas e canela, a farinha e tudo mais! E corram para a cozinha!
Bom apetite!


Ingredientes (4 a 6 pessoas):

Massa Quebrada (poderá usar de compra)
300g farinha
130g manteiga 
70g água
1 c.sopa açúcar
1 ovo (para pincelar)

Recheio
700g maçãs reinetas (cerca de 5 maçãs médias)
Passas q.b.
Açúcar q.b.
Canela q.b.
Limão (sumo)

Açúcar fino (para polvilhar)

Na Cuisine Companion
Para preparar a massa coloque todos os ingredientes na taça com o acessório amassar e programe 30seg. vel. 8. Verifique se necessita mais algum tempo, caso não resulte numa bola. Depois retire a massa da taça, envolva em papel aderente e deixe descansar no frigorífico por 30 min.
Enquanto a massa descansa, lave bem as maçãs, retire os caroços. Corte as maças em fatias finas. Deixo a casca, mas poderá optar por descascá-las. Regue com limão para evitar que oxidem.
Volte à massa. Estenda com a ajuda de um rolo e forme um círculo em cima de papel vegetal. Pique o fundo com a ajuda de um garfo. Polvilhe com açúcar. Comece a dispor as maçãs em círculo no centro, deixando uma beira do tamanho de 4 dedos, para depois dobrar a massa para dentro e formar a gallete.
Depois de preencher o centro com maçãs (imagens abaixo), polvilhe com açúcar, canela e disponha algumas passas. Repita até que termine as maçãs.
Em seguida forme a gallete virando a massa das extremidade para dentro. Pincele a massa com ovo batido e polvilhe com açúcar.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, até que a massa esteja dourada e a maçã cozinhada.
Sirva polvilhada de açúcar fino e uma bola de gelado de nata (utilizei de compra). Também poderá optar por chantilly baunilhado.

Modo Tradicional
Para a massa, coloque a farinha num montinho numa superfície fria, faça um círculo no centro e adicione os restantes ingredientes. Amasse até que forme uma bola. Prossiga como descrito acima.

Bom apetite!























Comentários

  1. Ficou linda! Gosto muito deste tipo de tartes! Aliás, maçã e canela deixam-me doida, quer pelo aroma quer pelo sabor! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada! Também adoro e nesta época não dispenso. Beijinho grande

      Eliminar
  2. Fiquei mesmo com vontade de ir para a cozinha fazer uma igual, aspecto magnifico!
    Beijinhos.
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que é isto?? Lá me vou eu perder! tem tudo o que adoro, vou experimentar com toda a certeza!
    Beijinhos!
    https://minorkisses.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficou tão linda! Amanhã também vou fazer uma para o almoço em família, com este já apetece estas sobremesas reconfortantes e cheias de sabor.
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! Sim, sabe tão bem nesta altura :)
      Beijinhos
      Sara

      Eliminar
  5. Adoro sobremesas com maçã. Esta gallete ficou maravilhosa!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia! É uma sobremesa não muito doce, saborosa e linda à mesa:)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ficou um resultado maravilhoso! Não gosto de passas mas decerto que não seria por isso que não comeria uma bela fatia. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Claudia.
      É tirar as passas e já está! :)
      Fatia a caminho :) :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Respostas
    1. É uma sobremesa que resulta lindamente e não é muito doce! Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá :)
    eu adoro o outono por tudo o que mencionaste. É sem dúvida a minha estação. Podemos dizer que todas têm algo que nos agrada, que nos encanta,mas o outono é o outono e não há para mim estação igual.
    Neste preciso momento ia-me saber tão bem uma fatia dessa gallete com uma chávena (bem big!) de chá fumegante. Ahhh como seria uma mulher feliz!
    Bem vinda à nossa mesa de outubro, e obrigado por participares na rubrica :)
    Beijinho enorme
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta!
      Muito obrigada eu por partilhares também comigo esta tua mesa de que gosto tanto!
      Beijinho grande <3

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas