Torradas com Ovo Quente! Será? Não, não é...Pura Ilusão Ótica!




Já ouviram falar daquelas ilusões de ótica? Estou a ver 1 ou 2 pessoas? É um gato ou um cavalo? Também as há na culinária.
Gostam de torradas? Gostam de acompanhar com um ovo quente? Eu gosto e sabe tão bem ao pequeno-almoço, mas por vezes a perceção engana a razão. E é o caso da sugestão que vos deixo hoje. Não, não é um pequeno-almoço! É o lanche de ontem...Manga caramelizada com chantilly e polpa de manga em casca de ovo, com bolacha de manteiga! Gostei tanto desta experiência. Imaginem servir aos amigos um lanche de torradas e ovo e observar o seu espanto ao descobrir sabores inesperados. Um sucesso e momento divertido garantido!
Sempre tive imensa curiosidade por receitas que enganavam o palato. Fico maravilhada quando vejo um prato que parece algo, mas é outro completamente diferente do que aquilo que os olhos vêem. Provoca dissonância entre o que se pensa e o que se prova. E ontem propus-me a fazer algo desse género. Gostei tanto da experiência que tinha que a partilhar convosco.
Vi esta sugestão há bastante tempo atrás numa das séries Masterchef Australia. Na receita não utilizei gelado, como na altura vi, mas chantilly e fiz com os meus "twists". Para as torradas confecionei uma bolacha de manteiga (receita do livro 1 milhão de receitas Moulinex) xl e um maçarico...e resulta tão bem.
Resultado: diversão e sabor; ilusão e muito amor!

Fotos e vídeos abaixo.


Ingredientes (4 porções):

4 ovos

Bolacha de Manteiga
300g farinha 
180g manteiga à temperatura ambiente
110g açúcar fino
1 ovo
1 pitada de sal

Chantilly
250ml natas frescas
5 c. sopa açúcar

Manga Caramelizada
1 manga
3 c. sopa açúcar
água q.b.

Polpa de manga q.b. ("gema")

Preparação:
Prepare as cascas de ovo. Lave muito bem o ovo e, com a ajuda de uma faca, vá cortando, devagar de modo a não partir a casca. Vá cortando à volta até que chegue ao interior e saia a parte de cima da casca. Lave o interior do ovo e retire a membrana do mesmo com cuidado. Depois, e muito importante deixe as cascas de molho em água, com um pouco de vinagre (cerca de 1h). Em seguida ferva as cascas por 15 min. Estes passos são MUITO IMPORTANTES para evitar contaminação por salmonelas, presentes na casca de ovo. Reserve pois será nessas que servirá a sobremesa.

Bolacha
Na Cuisine Companion, coloque os ingredientes secos na taça com o acessório de amassar e programe, vel. 8, 1 min. Em seguida adicionar o ovo e a pitada de sal e programe vel. 6, 30 seg. Deverá formar-se uma bola no final da programação. Se necessário coloque mais 30 seg. Se verificar que fica muito mole, adicione um pouco mais de farinha.
Para fazer de modo tradicional, amasse os ingredientes todos juntos.
Em seguida, envolva a massa em papel aderente e leve ao frigorífico por 30 min.
Passados os 30 min., num tabuleiro forrado com papel vegetal, achate a massa e faça uma bolacha grande e alta. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até que a bolacha esteja dourada.
Quando prontas retire do lume e corte as "torradas" que vai servir. Para terem um efeito realista, passe o maçarico. Experimentei fazê-lo polvilhadas de açúcar fino, mas gostei mais do efeito não utilizando o açúcar.

Chantilly
Enquanto tem a massa da bolacha no frigorífico prepare o chantilly, batendo as natas com o açúcar. Na Cuisine Companion, para natas milhafre, vel. 7, 1 a 1,30min. Reserve o chantilly no frigorífico.

Manga Caramelizada
Entretanto lave a manga, descasque e corte em cubos. Leve ao lume num tacho com o açúcar e um pouco de água para caramelizar. Reserve.

Usei polpa de manga de compra, pois tinha uma lata para aproveitar, mas poderá fazê-la caseira passa a manga picada num processador ou CC, vel. 12 até que obtenha o resultado pretendido.

Empratamento
Para servir e surpreender os seus amigos e família com uma lanche surpreendente, disponha as cascas de ovo em suportes e recheie com manga caramelizada, depois chantilly e, por fim, um círculo de polpa de manga para simular a gema. Disponha ao lado as torradas fingidas.


Depois é esperar a reação dos seus amigos! Bom apetite!






















Comentários

  1. Bem deixou-me água na boca deliciosa 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma sobremesa tão engraçada, comer algo que os olhos dizer ser outra coisa. Adorei a experiência de fazer :) Beijinhos grandes! <3

      Eliminar
  2. Todos os dias, desde o inicio, que consegues surpreender-me cada vez mais...O que se pode dizer? Perfeito, maravilhoso? beijinhos <3

    https://saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Claudia. Tento fazer o melhor que posso. Ainda bem que gostas das sugestões :) Beijinhos minha querida!

      Eliminar
  3. Que ideia tão gira :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  4. Dessa não estava à espera!! Parece mesmo :p
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ihihih...é uma sobremesa tão divertida de fazer Joana. Beijinhos e obrigada pela visita :)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Obrigada Sandra. Fica linda e super saborosa :) Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar
  6. Também vi este episódio, acho um piadão a estas ideias que nos iludem :D Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu Joana. O efeito de provocar dissonância entre a perceção e o paladar é extraordinário. Obrigada pela visita. Beijinhos :)

      Eliminar
  7. Bem, que aspeto maravilhoso! É mesmo uma ilusão!
    Segui o blog :)
    Beijinhos

    https://mybeautyconspiracy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É uma sobremesa divertida! E ainda bem que ficaste. beijinhos :)

      Eliminar
  8. Esta receita e ideia é genial, parabéns adorei! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês :) Adorei fazê-la e partilhar convosco. Obrigada pela visita. Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas