Bolo de Chá de Cerejas e Manteiga Fumada com Creme de Mascarpone e Cerejas



E já é Natal no Happy Life In The Kitchen!
Não há época de que goste mais do que esta. Pelo seu significado, pelas suas cores, pela afirmação do ESTAR em família, pela casa cheia e, claro, pelos pratos maravilhosos que se preparam nas nossas cozinhas.
Todos os anos decoramos a casa cedo e prolongamos o Dezembro o mais que podemos (mesmo quando já é Janeiro e para lá do Dia de Reis); já antes de ter construído a minha família, e vivia sozinha, era assim. Que época extraordinária!
Mas se antes o arranque oficial da época era a 1 de Dezembro, neste 2017, a pedido dos miúdos e sem qualquer resistência dos graúdos, foi declarado Natal cá em casa uns dias mais cedo. E se os miúdos logo apressaram o pai a tirar todos os enfeites decorativos do sotão, eu fui para a cozinha para que não faltasse uma receita natalícia.
Hoje deixo-vos uma dessas receitas, a de um bolo que me maravilhou criar. Uma combinação de sabores deliciosa e que me encheu de alegria e arrancou alguns ais aos provadores oficiais do blogue.
O tema escolhido foi as cerejas cristalizadas. E não pensem que foi ao acaso. Este bolo bolo foi feito em homenagem a uma pessoa especial da minha vida, a minha avó materna, a D. Maria Lígia, mulher firme, "rija", com pouco mais de metro e meio, de mil e um afetos, de um sentido de família maravilhoso e com uma "mão" para a cozinha que tento homenagear cada vez que cozinho.
Do nada fazia muito e enchia a mesa e, qual matriarca, reunia a família em sua casa, num ritual quase sagrado. E foi da memória do ritual de se preparar os bolos de Natal que nasceu este bolo. Na altura, enquanto os crescidos preparavam as frutas, as enfarinhavam e batiam os bolos, lá ia eu surrupiar umas cerejas cristalizadas, pois eram as minhas frutas cristalizadas e confitadas de eleição. Sabiam tão bem! Melhor do em qualquer outra altura. Decidi logo que o bolo tinha que ser de cerejas, pois não é Natal com história sem elas.
Mas quem vai conhecendo o blogue, sabe que adoro inventar e arriscar, e queria tentar ir mais além. Assim se querem as homenagens...especiais!
No armário tinha as latas de chá da Lisbon Tea Co. (pura delícia!); e lá estava o chá preto de cerejas. E tudo se compôs, seria uma bolo de chá de cerejas, intensificado por uma manteiga defumada com o mesmo chá e refrescado com um creme de mascarpone decorado por umas belas cerejas, emprestando sabor e cor a este prato. Aí estava a receita que queria fazer e, fechando os olhos, consegui imaginar cada pormenor da apresentação.
E para que possam escolher fiz em versão mini (forma de 10cm) e versão maxi (forma de 22cm)...E tão, mas tão bom que ficou! Ganhou lugar garantido e de destaque na mesa da consoada.
E se há cerejas; há Natal; e há D. Maria Lígia para homenagear...Este bolo é para ti avó!



Ingredientes:

Manteiga Defumada
125g manteiga à temperatura ambiente
2 c. sopa de chá preto de cerejas

Bolo
2 c. sopa de chá preto de cereja 
250g de farinha T65 c/ fermento
1 c. chá de fermento
1 c. chá de bicarbonato de sódio
125ml de leite
125g de manteiga defumada
125ml de chá preto de cerejas
Corante gel verde musgo q.b.
3 ovos L
350g açúcar
1 pitada de sal
400g chocolate culinário
150g chocolate branco
2 c. sopa manteiga

Creme de Mascarpone
500g de mascarpone
100g queijo tipo Philadélfia
80g açúcar de confeiteiro
20ml leite (se necessário)
150g de cerejas cristalizadas



Modo Tradicional

Manteiga defumada
Coloque uma folha de papel de alumínio ou vegetal (alumínio é melhor) no fundo de uma frigideira de fundo grosso com as 2 c. sopa de chá preto de cerejas em cima. Depois coloque uma grelha ou outra folha de papel de alumínio, fazendo alguns furos na mesma. Num recipiente de quentes leve a manteiga à frigideira, colocando-a sobre a grelha. Tape com uma forma ou tampa de modo a que o vapor gerado não saia para fora. Deixe defumar a manteiga, em lume brando, 5 a 10 minutos. Retire a manteiga derretida entretanto e reserve.

Bolo: 


Ligue o forno a 180º. Prepare uma forma de fundo amovível com 22 cm. Unte com desmoldante e forre com papel vegetal para que o bolo não verta na base. Unte novamente. Moa o chá preto com a ajuda de um processador. Deve ficar fino. Peneire a farinha, o chá moído, o fermento e bicarbonato. Reserve. Bata o açúcar com os ovos por 10 min. até obter uma massa esbranquiçada. Depois misture o leite, manteiga defumada e os 125ml de chá num recipiente e gradualmente adicione à mistura anterior, em velocidade baixa. Em seguida acrescente os secos. Envolva em velocidade baixa ou com a espátula. Leve ao forno cerca de 40 a 45 min. ou até que o palito saia seco. Retire do forno. Deixe arrefecer cerca de 10 min. e transfira para uma grelha para arrefecer.


Creme de mascarpone: 

Coloque todos os ingredientes na taça da batedeira e bata até obter um creme sem grumos. Se notar que está demasiado denso, adicione os 20ml de leite. Reserve no frigorífico. Corte as cerejas ao meio e reserve algumas inteiras para decorar.


Para montar o bolo: 


Corte o bolo em círculos a partir do topo para baixo com a ajuda de um molde ou com a faca, de modo a que cada círculo de bolo tenha uma espessura de cerca de 2/3 de um polegar. Para obter um efeito alternado (bolo, creme, bolo, creme) retire os círculos que irá substituir por creme. A camada do meio deverá ser de creme. Depois, coloque os círculos de bolo que irá utilizar na forma amovível. Em seguida com a ajuda de um saco pasteleiro coloque creme de mascarpone no espaço entre círculos de bolo até meio. Coloque cerejas cortadas ao meio ao longo de toda a camada. Cubra o restante espaço com creme. Repita para as outras camadas. Na camada do centro coloque uma cereja inteira. Tape com papel aderente e leve ao congelador para ganhar firmeza para decorar.

Para fazer em formato maxi (bolo grande):

A camada de fora é de bolo, depois creme, bolo e a do centro creme.

Quando firme, derreta o chocolate negro com 1 c. sopa manteiga, em banho-maria, e cubra o bolo com a ajuda de uma espátula. Tente que a camada fique fina. Leve ao frigorífico a firmar o chocolate. Em seguida proceda do mesmo modo com o chocolate branco e cubra o centro deixando-o escorregar pelos lados. Decore com cerejas inteiras e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Para fazer os bolos pequenos (dá cerca de 4 a 5 bolinhos):

A camada de forma deverá ser de creme, depois bolo, depois creme. Decore com um pouco de chocolate derretido com manteiga. Passe um garfo no chocolate e borrife o topo do bolo, criando o efeito de riscos. 
Notas: 
- Como bolo que sobra das camadas não utilizadas faça cakepops, esfarelando o bolo e juntando creme de marcarpone e cubra com chocolate.
- Poderá usar chá preto se não tiver de cerejas.
- A manteiga defumada acentua o sabor, contudo poderá usar apenas manteiga amolecida.


Na Cuisine Companion

Manteiga defumada:

Proceda como descrito acima para a confeção da manteiga defumada.

Bolo:
Ligue o forno a 180º. Prepare uma forma de fundo amovível com 22 cm. Unte com desmoldante e forre com papel vegetal para que o bolo não verta na base. Unte novamente. Moa o chá preto com a ajuda de um processador. Deve ficar fino. Peneire a farinha, o chá moído, o fermento e bicarbonato. Reserve. Bata o açúcar com os ovos, na taça, com o acessório batedor e programe vel. 7, 7 min. até obter uma massa esbranquiçada. Retire a tampa de vapor. Depois misture o leite, manteiga defumada e os 125ml de chá num recipiente e gradualmente adicione à mistura anterior pelo orifício da tampa de vapor, que deve estar a vel. 3, 3min. Em seguida acrescente os secos. Envolva na vel. 4, 30 seg. ou com a espátula. Leve ao forno cerca de 40 a 45 min. ou até que o palito saia seco. Retire do forno. Deixe arrefecer cerca de 10 min. e transfira para uma grelha para arrefecer.

Creme de Mascarpone
Coloque todos os ingredientes na taça com o acessório batedor. Programe vel. 6, 3 min. No final verifique se o creme não apresenta grumos. Se necessário bata mais algum tempo. Se a consistência do creme estiver densa, acrescente um pouco de leite (muito pouco como descrito nos ingredientes).


Para os restantes passos proceda como descrito acima.
Espero que gostem! E Feliz Natal!







Versão Mini
Versão Mini
Versão Maxi

Versão Maxi

Versão Maxi







Comentários

  1. Esse bolo ficou fantástico, o que não daria por uma fatia....
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada São! Resultou muito bem. E eu daria um desses bolinhos a si com todo o gosto. Beijinho

      Eliminar
  2. Ficou um bolo lindíssimo e, de certeza, delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Márcia. Ficou delicioso! E faz a mesa tão bonita :) Beijinho grande e obrigada pela visita.

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas