E o Bolo de Arroz vestiu-se a rigor para o Natal!


Chegada a época de Natal começamos logo a pensar nos seus doces tradicionais, nas novas receitinhas que poderemos fazer. Mas há uns dias atrás ao pensar que se tantas vezes dizemos que o Natal é todos os dias, também as receitas de todos os dias poderão ser receitas de Natal. É o caso do bolo que vos deixo hoje! 
Trago-vos então um bolo popular, do nosso dia-a-dia, de pequeno-almoço, como referia há dias a Helena Tomás (já vos falei dela aqui pelo blog, do saboroso bolo bounty e do bolo de chocolate que sai sempre bem, que fez esta receita adaptada à Cuisine Companion como só ela sabe fazer!). Ora o que aconteceu é que o bolo de arroz decidiu vestir-se a rigor e tornou-se num bolo digno da mesa da consoada (enquanto dois pequeninos ansiosos pelo seu bolo não conseguiram esperar pelo final das fotos...e ainda bem, pois este bolo transmite ternura, conforto, casa, e aquela mãozinha pequenina, que faz os meus olhos brilhar, ficou tão bem ali!).
Preparei a receita em versão bolo e em semi-esferas que guarneci com um pouco de chantilly baunilhado e frutas cristalizadas, que ficaram um mimo.
E porque Natal é todos os dias, deixo-vos então este bolo de todos os dias que se "aprumou" para o Natal.
Delícia!


Ingredientes (forma de 24 cm):
4 ovos L
1,5 chav. de açúcar
1/2 chav. de manteiga derretida
1/2 chav. de óleo
1 chav. de leite
1 chav. de farinha de trigo p/bolos
1,5 chav. de farinha de arroz
1 c. sobremesa de fermento
3 c. sopa açúcar para polvilhar
Frutas cristalizadas, framboesas ou mirtilos para decorar

Nota: 1 chav. = 1 colher medida de 250 ml

Na Cuisine Companion
Pré-aqueça o forno a 170º. Untar uma forma com manteiga e farinha ou desmoldante.
Com a lâmina batedora e sem o copo regulador de vapor, bater muito bem os ovos com o açúcar, na vel. 8, 8 minutos.
Depois adicionar o leite, o óleo e a manteiga. Bata na vel. 8, 2 min.
Termine envolvendo as farinhas, previamente peneiradas, com o fermento, na vel. 4, 30 seg. Caso a farinha não fique totalmente envolvida, termine com a ajuda da espátula.
Leve ao forno a cozer cerca de 40 min. ou até que o palito fique seco. Ao fim de 25 a 30 min. no forno polvilhe com o açúcar.
Quando pronto, retire do forno. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Envolva em 2 folhas de papel vegetal e amarre com fio de culinária. Corte o excesso de papel, de modo a criar o efeito folheado. Decore com frutas cristalizadas.
Poderá fazer o bolo em formas pequenas, de queques, ou semi-esferas como apresentado. Para isso utilize uma forma de silicone, untada com desmoldante. Decore com um pouco de chantilly (bastará cerca de 100ml de natas, 2 colheres de sopa de açúcar e um pouco de aroma de baunilha) e frutas.

Modo Tradicional
Proceda como descrito acima, mas utilizando a batedeira. Para incorporar os secos, utilize uma velocidade média por pouco tempo. Termine com espátula, se necessário.

Sabe tão bem um bolo de arroz!





Comentários

  1. As fotos estão lindas! O bolo ficou uma tentação e aquela mão pequenina um verdadeiro miminho.
    Adoro. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto....
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas