Arroz Nero com Alheira e Bacon...a primeira receita do meu filhote mais velho!


E hoje partilho uma receita muito especial. Simples, fácil de confecionar e que foi realizada na totalidade pelo meu filhote mais velho! (mãe babada!).
Era o primeiro dia do ano. Ele estava aborrecido sem saber a que queria brincar...rabugento, literalmente. Então lancei-lhe o desafio de me ajudar a confecionar a primeira refeição do ano. Sorriso instantâneo! Coloquei os ingredientes na bancada e logo se apressou a dizer-me: "Mãe, tu sentas-te e dizes-me o que fazer". Pensei: "porque não?", "vamos a isso!". Sentei-me e lá o fui orientando. Experimentámos o arroz nero que tratámos como se de um risotto se tratasse. Devo dizer que ficou uma delícia e não restou um bago que fosse para contar história.
Espero que gostem desta sugestão do meu minichef de 7 anos!


INGREDIENTES (4 pessoas):

1 CEBOLA MÉDIA
2 DENTES DE ALHO
40 G AZEITE
1 ALHEIRA DE CAÇA
60 G BACON
900 ML ÁGUA
20 ML VINHO BRANCO
300 G ARROZ NERO
1 CALDO DE GALINHA
1 C. SOPA MANTEIGA
1 C. DE SOPA DE QUEIJO PARMESÃO RALADO
SAL E PIMENTA Q.B.
QUEIJO PARMIGIANO-REGGIANO PARA POLVILHAR



Na Cuisine Companion
Coloque na taça a cebola partida em quartos e os alhos e pique 10 Seg., Vel. 11. Substitua a lâmina picadora pelo acessório misturador. Deite o azeite na taça e refogue no programa P1 de Cozedura Lenta durante 5 Min.
Entretanto prepare a alheira e o bacon. Faça um corte longitudinal na alheira e retire-lhe a pele. Esmigalhe em pedaços com as mãos. Corte o bacon em tiras finas.
Depois de terminado o programa anterior, coloque a alheira, o bacon, o arroz e regue com o vinho. Seleccione o programa P1, Slow Cook durante 3 Min.
Tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione a água e o caldo, e seleccione o programa P2, Slow Cook sem a tampa doseadora de vapor. Em seguida faça novamente Slow Cook, P3.
Em seguida adicione a manteiga e o queijo parmesão ralado e misture na Vel.2, a 95º, durante 2 Min. Retire imediatemente da taça e deixe arrefecer um pouco antes de servir. Polvilhe ao servir com o queijo parmigiano-reggiano.

Modo Tradicional
Comece por preparar o caldo, misturando o caldo de galinha nos 900ml de água quente. Reserve.
Prepare a alheira e o bacon. Faça um corte longitudinal na alheira e retire-lhe a pele. Esmigalhe em pedaços com as mãos. Corte o bacon em tiras finas.
Pique a cebola e os alhos. Refogue até a cebola estar translúcida.
De seguida, adicione a alheira, o bacon, o arroz e o vinho. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até o vinho começar a evaporar. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Prossiga a preparação do arroz adicionando o caldo.
Depois adicione a manteiga e o queijo parmesão ralado e misture com a colher de pau.
Retire do lume.
Sirva com queijo parmigiano-reggiano em raspas. 





Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas