Bolo Lamington de Chá Frutos do Bosque...Austrália à mesa!
E após duas semanas de ausência, eis que estou de regresso. Embora já com saudades, o certo é que este período me permitiu rumar a outras paragens, à bela Roma. Fiquei encantada com a arquitetura, a história de cada pedrinha, escultura, monumento. Embora esta não fosse uma viagem gastronómica, não pude deixar de sentir os aromas, texturas, sabores dos pratos típicos...Deliciosos!
Mas por agora deixemos Roma, a sua influência trará outras receitinhas. Hoje finalmente conseguirei deixar-vos aqui a receita deste meu bolo Lamington de Chá Frutos do Bosque.
Quando o fiz, mesmo antes de viajar, o intuito era finalmente participar no Sweet World Challenge da Lia, do Blogue Lemon and Vanilla, e da Susana, do blogue Basta Cheio. Um desafio tão doce e no qual há muito queria participar. O plano seria no regresso de Roma, no último dia do desafio, lançar o post da receita. Contudo os apelos de brincadeira e culinários por parte dos sobrinhos (com quem estive 2 dias) levou a melhor e não consegui chegar ao computador. (já vos disse que tenho os melhores sobrinhos deste mundo e arredores?) Vamos lá ver se não falho o próximo!
O Lamington é um bolo australiano, tradicionalmente servido como pequenos quadrados de 4 cm. de bolo esponja recheados com geleia e/ou chocolate e com cobertura de chocolate e coco. Só posso dizer que são uma delícia que traz à mesa um dos países que mais curiosidade tenho em conhecer, a Austrália, país que para além de uma gastronomia rica, recebeu de braços abertos uma diversidade de gastronomias maravilhosa.
O certo é que atualmente vão-se encontrando variedades apetitosas de lamingtons. Para este desafio optei por uma versão bolo que nos encantou e que já foi pedido para confecionar novamente cá por casa.
Espero que gostem!
Lia e Susana, apesar de não ter escrito o post a tempo, obrigada por este desafio docinho e maravilhoso e parabéns pelos seus 2 anos. Que venham muitos mais!
Ingredientes (2 formas de 18 cm):
1 ch. = medida de 250ml
Bolo
1,5 ch. de açúcar em pó
12 ovos
120g manteiga
380g farinha s/fermento
1 c. chá fermento
4 saquetas de chá frutos do bosque
Corante vermelho gel q.b.
Calda
100ml de chá frutos do bosque
200g chocolate culinário
4 c. sopa açúcar em pó
2 c. sopa manteiga
100g coco ralado
1 frasco de geleia de frutos do bosque de boa qualidade
Na Cuisine Companion
Coloque na taça com o acessório batedor o açúcar em pó, ovos e manteiga. Bata na vel. 7 por 10 min. Depois adicione o corante e bata mais 2 min. Em seguida adicione a farinha misturada com o fermento e pó do chá, tudo previamente peneirado. Programe vel. 4, por 30 seg. A farinha não incorporada, incorpore com a ajuda de uma espátula. Acrescente um pouco de corante, se necessário, se a cor não estiver do seu agrado após incorporar os secos.
Borrife 2 formas de 18 cm. altas com desmoldante ou manteiga e farinha. Coloque papel vegetal no fundo para não pegar. Volte a passar desmoldante no fundo.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 min. ou até que o palito saia seco.
Entretanto lave a taça e com o acessório de triturar/amassar coloque o chocolate e restantes ingredientes da calda. Programe 50º por 7 min. Verifique se necessita mais tempo. Reserve. A calda apresenta-se com uma consistência para o líquido. Ganhará mais alguma consistência ao arrefecer.
Quando os bolos estiverem cozidos, retire-os do forno. Deixe-os arrefecer um pouco na forma e depois retire e acabe de arrefecer numa grelha. Em seguida, corte os topos de modo a que fiquem direitos e corte cada bolo ao meio. Um dos círculos de baixo de bolo deverá ser a parte que ficará como topo depois de recheado, para que o bolo fique direito.
Recheie o bolo com a geleia de frutos do bosque e uma camada de chocolate. Repita para as outras três camadas. Em seguida cubra o bolo com a calda de chocolate e polvilhe todo o bolo com coco ralado.
Modo Tradicional
Proceda como descrito acima, mas utilizando a batedeira. Não bata muito na incorporação dos secos, para que não fique um bolo pesado. Envolva só com espátula se preferir.
A calda faça-a em banho-maria.
Bom apetite!
Já fiz em versão quadrados pequenos e gostei muito.
ResponderEliminarAssim em bolo deve ser delicioso, ficou lindo.
Acabei de beber um chávena de chá de frutos do bosque! Esse bolo teria sido uma bela companhia! Ficou lindo! É a cor também ficou fantástica! Adoro bolos assim em camadas! Beijinhos
ResponderEliminarLevo uma fatia e a receita!!!bj
ResponderEliminarQue bom aspecto! Acho que vou experimentar para bolo do próximo fim de semana :D
ResponderEliminarYellow Rain
Ui, que aspeto maravilhoso.
ResponderEliminarAdorei este teu bolo e, embora não tenhas deixado o link e eu me tenha esquecido dele (mil desculpas - e por isso o link
ResponderEliminare importante...), faço questão que esteja no nosso round up e, como tal, vai já para lá!
Adoro frutos vermelhos e, como tal, posso imaginar o quão delicioso é este teu bolo.
Vou já actualizar o post!!
Um beijinho e obrigada por esta tua participação.
Lia
Já está!!
ResponderEliminarUm beijinho e obrigada uma vez mais,
Lia