Tarte de Maçã "Põe Tudo Na Forma e Já Está"... Simples e Deliciosa!



 E ontem foi um dia de experiências. Na realidade tinha decidido que seria um dia da preguiça. Pijama, sofá e cobertor a ver bonecos animados com os filhotes, mas o certo é, tal qual muitas mães que anseiam por um dia sem fazer nada, se páro, começo logo a pensar o que poderia fazer e com um "já estou farta de estar de sofá" me levantei e arranquei para a cozinha.
Entre umas quantas receitinhas, lá saiu esta tarte/bolo de maçã "à la minute". Queria experimentar  algo que se confecionasse rapidamente, sem necessidade de usar equipamentos, mas que ficasse com um aspeto fabuloso e fosse simplesmente uma delícia. E voilá, é cortar as maçãs e ir pondo os ingredientes para dentro da forma e forno com ela. Depois, a magia acontece e sai tudo envolvido e gostoso do forno.
Optei por fazer a tarte a dobrar, em duas formas de bolo inglês. É uma tarte que pede que se coma morninha, aproveitando toda a sua caramelização. Acompanhei-a com uma compota rápida...fica extraordinária. E porque não bater umas natas com umas raspas de limão, um pouco de açúcar e umas folhas de tomilho para a refrescar? Meu Deus, até salivo.
Se restar para o outro dia, aqueça-a um pouco no micro-ondas e fica UAU! Cá em casa uma das tartes foi devorada pelo marido em 10 min.
Espero que gostem. Nós adorámos...yummy!


 Ingredientes ( quantidade para uma tarte, 1 forma de bolo inglês de 25x13):
1 maçãs 
1 c. sopa de frutas cristalizada diversa aos cubos (se não tiver, não compromete o sabor)
1,5 c. sopa açúcar mascavado claro + 1 c. sopa 
1 limão (sumo)
Canela em pó a gosto
125g farinha T65 c/fermento
125g açúcar
2 ovos
65g manteiga à temperatura ambiente

Compota
1 maçã
1 c. sopa bem cheia açúcar mascavado claro
Água q.b.

Modo Tradicional
Forre a forma de bolo inglês com papel vegetal. Polvilhe o fundo com 1,5 do açúcar mascavado claro.
Depois lave uma das maçãs. Retire-lhe o caroço com a ajuda de um descaroçador. Não descasque. Corte em fatias finas. Disponha as fatias no fundo da tarteira, até preencher o fundo. Depois polvilhe com a outra colher de sopa de açúcar mascavado e com canela a gosto. Regue com sumo de limão.
Disponha as frutas cristalizadas por cima, se as utilizar (tinha um resto para aproveitar e decidi utilizar, tendo resultado muito bem).
Em seguida adicione a farinha misturada com o açúcar aos ingredientes que já estão na forma. Polvilhe com mais um pouco de canela. Remexa só um pouco com a ajuda de uma colher.
Bata os ovos ligeiramente para incorporar gemas e claras e disponha por cima do preparado já na forma. Com uma colher, dê uns toques no preparado para o ovo ir penetrando na mistura dos secos.
Por fim, disponha a manteiga em cubos por cima.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 a 40 min. Dependerá do forno. Ao retirar a tarte apresenta sucos à volta. Deixe arrefecer um pouco na forma. Depois retire. Deixe arrefecer mais um pouco e passe para um prato retirando do papel vegetal.
Enquanto tem a tarte no forno leve ao lume num tacho a outra macã descascada e descaroçada, cortada aos cubos, com o açúcar e água q.b. Deixe caramelizar um pouco. Não muito denso para regar facilmente a tarte posteriormente.
Poderá fazer a compota na Cuisine Companion, colocando na taça o acessório misturador, programar 100º, vel. 3, cerca de 8 a 10 min.

Sugestão: Acompanhe com umas natas batidas com um pouco de açúcar, limão (raspa) e folhas de tomilho.






















Comentários

  1. A minha mãe costuma fazer uma parecida mas chama-a de "tarte às três pancadas".
    Deve ter ficado deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto do nome que a tua mãe lhe dá :) Muito, muito boa. Beijinhos

      Eliminar
  2. Tão simples e tem um aspecto maravilhoso...queroooooooooooo
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! Faz-se num ápice e fica deliciooooosa. Fiz duas e o marido em 10 min. acabou com uma :D:D:D
      Beijinhos e bom resto de semana

      Eliminar
  3. Adoro, ficou com excelente aspeto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É uma tarte feita ao contrário, ao estilo de upside down cake, parece-me bastante bem, interessante e deliciosas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou uma delícia Elisabete. Rápido e bom :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Que belo bolo quando o vi no facebook vi logo que gostava dele :D adoro bolos de maça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada António. Também adoramos maçã e bolo de maçã. Este resultou fácil de fazer e uma delíciiiaaa :) Obrigada pela tua visita!

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas