Feijoada de Feijão Preto com Farofa "À Minha Moda"



Adoro feijoada! Não há volta a dar. Mesmo quando penso que já não consigo ingerir mais uma garfada; não resisto a petiscá-la mais um pouco. Faço feijoada de diversas formas, com diferentes tipos de feijão, mas esta deixa-me, como explicar, extraordinariamente satisfeita. O seu sabor embalado pela profundidade oferecida pela paprika fumada (sim, leva paprika!) deixa-me nas nuvens. Se lhe junto farofa é a loucura!!!


Ingredientes (4 a 6 pessoas):
2 latas de feijão preto grandes 
1 morcela
1 chouriço preto
1 chourico regular (usei cá da terra)
400g entrecosto (uma peça que tenha um pouco de aba) ou entremeada
2 folhas de louro
4 dentes de alhos
1,5 cebolas grandes
Azeite q.b.
1 caldo de galinha
1,5 c. chá cominhos
2 c. chá paprika fumada
1 ou 2 piri-piris vermelhos secos
1 raminho de salsa
2 c. sopa de polpa de tomate
100 ml vinho do Porto
Água q.b.

Farofa
250g farinha de tapioca
1/2 cebola
80g bacon aos cubos 

Guarnição (opcional)
Nastúrcios

Na Cuisine Companion
Corte o entrecosto ou entremeada aos pedaços. Tempere com sal. Se utilizar o entrecosto, pode dar "uma entaladela" no entrecosto primeiro. Leve-o à taça, sem acessório, coloque água e sal e programe 100º, 20 min. Não o fiz desta vez. Coloquei-o em cru a refogar junto com os enchidos.
Pique a cebola e meia e o alho bem picadinhos. Coloque na taça, com o acessório misturador, bem como as folhas de louro e azeite (cerca de 40 ml). Programe SlowCook P1. No final do programa adicione os enchidos e carnes cortados em rodelas e vinho do porto. Programe novamente SlowCook P1. Em seguida passe a SlowCook P2, adicionando os restantes temperos, polpa de tomate, salsa, feijão preto escorrido e água q.b. Verifique temperos. A meio do programa, verifique a cozedura das carnes. Retire a tampa doseadora de vapor para apurar.
Enquanto tem a feijoada na CC, prepare a farofa. Pique a meia cebola bem miudinha e corte os bacon aos cubos pequenos. Numa frigideira anti-aderente, coloque um fio de azeite e adicione a cebola. Quando translúcida coloque o bacon. Refogue até que o bacon fique caramelizado. Depois junte a farinha de tapioca e vá mexendo até que a farinha ganhe uma cor dourada uniformemente. Retifique temperos. Poderá adicionar um pouco de sal. Reserve numa taça para arrefecer.
Sirva a feijoada com farofa por cima e, para lhe dar um toque apimentado e cheio de cor, poderá utilizar nastúrcios. Fica tão bom!

Nota: Quando faço em maior quantidade (para 10 a 12 porções) uso 4 latas de feijão, mantenho a mesma quantidade de enchidos e aumento para 600 a 700g de carnes. Aí já não faço na CC, mas sim na Cookeo ou tacho.

Modo Tradicional
Corte o entrecosto ou entremeada aos pedaços. Tempere com sal. Se utilizar o entrecosto, pode dar "uma entaladela" no entrecosto primeiro. Leve-o a um tacho com água e sal e levante fervura. Não o fiz desta vez. Coloquei-o em cru a refogar junto com os enchidos.
Pique a cebola e meia e o alho bem picadinhos. Refogue num tacho junto com as folhas de louro e azeite.  Adicione os enchidos e carnes cortados em rodelas e vinho do porto. Deixe refogar mais um pouco para alourar os enchidos e carnes. Em seguida, adicionando os restantes temperos, polpa de tomate, salsa, feijão preto escorrido e água q.b. Deixe cozinhar em lume brando, após ferver, para cozinhar as carnes e apurar o sabor. 
Enquanto tem a feijoada ao lume, prepare a farofa. Pique a meia cebola bem miudinha e corte os bacon aos cubos pequenos. Numa frigideira anti-aderente, coloque um fio de azeite e adicione a cebola. Quando translúcida coloque o bacon. Refogue até que o bacon fique caramelizado. Depois junte a farinha de tapioca e vá mexendo até que a farinha ganhe uma cor dourada uniformemente. Retifique temperos. Poderá adicionar um pouco de sal. Reserve numa taça para arrefecer.
Sirva a feijoada com farofa por cima e, para lhe dar um toque apimentado e cheio de cor, poderá utilizar nastúrcios. Fica tão bom!

Nota: Quando faço em maior quantidade (para 10 a 12 porções) uso 4 latas de feijão, mantenho a mesma quantidade de enchidos e aumento para 600 a 700g de carnes. 




 





Comentários

  1. Também gosto e há muito que não faço! bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou uma fã incondicional de feijoada Gracinha! Obrigada pela visita. Beijinhos

      Eliminar
    2. Adoro feijoada com feijão preto, costumo comer mas encomendo sempre a um café que faz a feijoada a brasileira, essa tem um aspeto maravilhoso que delicioso.....


      Blog - O Cantinho dos Gulosos

      Eliminar
    3. António não resisto a feijoada, com feijão preto então nem se fala. Faço várias vezes. Experimenta esta e diz se gostaste! :)

      Eliminar
  2. tb gosto mt e domingo vou comer uma em casa de uma amiga mas a tua hui hui ficou de dar agua na boca gostei mt desta sugestao bravo bjs

    ResponderEliminar
  3. tb gosto mt e domingo vou comer uma a casa de uma amiga gostei mt da tua sugestao bravo bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro! Não resisto a uma bela feijoada. Muito obrigada querida Isa. Beijinhos

      Eliminar
  4. Adoro este tipo de comida que conforta. Adorei a ideia.
    Ah, fui obrigada a ir procurar o oque é "Nastúrcios".
    Muito bom.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana. Com o frio que tem feito, apetece mesmo uma comidinha de conforto. Gosto muito de nastúrcios, tem um sabor ligeiramente apimentado. Experimenta! Beijinhos

      Eliminar
  5. Com feijão preto nunca fiz mas tenho a certeza que ia gostar.
    Comida perfeita para estes dias frios.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe mesmo bem nestes dias São. Gosto de feijoada, seja qual for o tipo de feijão, mas confesso que com feijão preto fica uma maravilha. Boa semana. Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá! Eu também gosto de feijoada, mas tenho um especial carinho pela feijoada com feijão preto. Esta feijoada está com um aspecto memso muito bom.
    Quando eu faço farofa, uso sempre farinha de mandioca e acrescento um ovo com a cebola e o bacon e depois farinha. Beijinhos

    www.opecadodagula.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas