Mousse Rápida de Queijo e Lima em Sopa de Morangos, Sálvia Limão e Balsâmico com Morangos...Rápida e deliciosa!


E cá por casa está a ficar na moda correr para a cozinha já o serão vai adiantado para testar uma ideia.
Ontem foi o caso, mais uma vez.
Durante a tarde, a Taty, do grupo Cuisine Companion, pedia sugestões para gastar morangos. Lá pensei e dei-lhe uma sugestão, de modo a que fizesse algo que não desse trabalho, mas que fosse cheio de sabor. O certo é que ao descrever a sobremesa que, naquele momento imaginava, senti de imediato que teria de ir fazê-la e testá-la. Assim foi. Supermercado comigo, limões para o cesto (o resto já tinha em casa); regresso rápido a casa e lá fui eu fazer esta maravilha, que em menos de meia hora está pronta, não é excessivamente doce e que resulta tão bonita. Perfeita para gastar os morangos aí de casa e surpreender a família e amigos num jantar de sexta-feira (aliás de qualquer dia da semana).
Experimente, pois o sabor é intrigante entre a cremosidade da mousse e da sopa com morangos frescos incorporados, para lhe dar textura, e a profundidade que o creme de balsâmico confere refrescado pela sálvia limão. Hmmm, tão bom!


Ingredientes (4 a 6 porções):

Mousse Rápida
1 cx. queijo creme 
100 ml natas frescas
3 c. sopa açúcar em pó ou 10g leite condensado
1 lima (raspa e algumas gotas)

Sopa
400g morangos
125ml vinho do porto
80ml água
2 c. sopa generosas de açúcar 
2 c. sopa de creme de balsâmico (usei Paladin)
5 folhas de sálvia (usei sálvia limão)

Guarnição/Texturas
1 lima (raspa)
100g morangos fatiados

Na Cuisine Companion
Na taça, com o acessório batedor, coloque todos os ingredientes da mousse, exceto as natas. Programe vel. 6, 3 min. Depois adicione as natas ligeiramente batidas com uma espátula de arame. Programe mais 1 min. Verifique se o creme está suave. Se sim, retire e reserve no frigorífico.
Lave a taça.
Depois, com o acessório misturador, coloque na taça as 400g de morangos, previamente lavados e fatiados, e os restantes ingredientes. Programe vel. 3, 120º, 15 min. A meio tempo retire a tampa de vapor. No final verifique se a sopa já está com uma consistência de geleia, não deverá ficar muito consistente ou pegajosa. Se necessário, programe mais 5 min.
Quando pronta retire da taça e deixe arrefecer numa tigela, retirando as folhas de sálvia.
Sirva colocando fatias de morango fresco no fundo do prato, uma porção de mousse rodeada pela sopa. Polvilhe tudo com raspa de lima.
E já está. Em menos de 30 min. de confeção, um pouco para arrefecer a sopa e é seguir para a mesa!

Modo Tradicional
Comece por preparar a sopa. Coloque num tacho pequeno as 400g de morangos, previamente lavados e fatiados, e os restantes ingredientes. Leve ao lume até que obtenha uma consistência de geleia, não deverá ficar muito consistente ou pegajosa. Quanto pronta, transfira para uma tigela, retirando as folhas de sálvia e deixe a arrefecer.
Enquanto a sopa está ao lume, numa taça, coloque todos os ingredientes da mousse, exceto as natas. Bata com a batedeira. Depois adicione as natas ligeiramente batidas com uma espátula de arame. Bata mais cerca de 1 min. até que fique cremoso. Verifique se o creme está suave. Reserve no frigorífico se não for para servir na hora.
Sirva colocando fatias de morango fresco no fundo do prato, uma porção de mousse rodeada pela sopa. Polvilhe tudo com raspa de lima.
E já está. Em menos de 30 min. de confeção, um pouco para arrefecer a sopa e é seguir para a mesa!











Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas