Tomate Seco...Simples e Aromatizado







Cá em casa, como em muitas casas, a filosofia é "se posso fazer em casa porquê comprar?", principalmente quando tal permite poupança e uma melhor gestão do orçamento. É o caso da receita que vos trago hoje, o tomate seco.
Este é um produto maravilhoso que permite uma infinidade de utilizações, tais como com massas, tartes, patés, numa bruchetta e, na realidade, naquilo que a nossa imaginação ou pesquisa levar.
Para além da poupança que se possa fazer, maior ainda se tiver uma pequena horta aí por casa, o fato de fazermos em casa, sem conservantes, com produtos de qualidade é um privilégio. E na realidade esta receita é fácil, sem grande ciência e o dispêndio que possa ter no forno, sem dúvida compensa.
Faço num tabuleiro de tamanho regular e consigo cerca de 3 frascos por cada fornada. Maravilha.
O tomate pode ser conservado por 2 meses em frascos herméticos. Como o tomate, depois de seco, mantêm ainda alguma humidade conserve os frascos no frigorífico.
Das pesquisas que fiz dei com processos mais rápidos e processos mais lentos de secagem. Utilizo um processo mais rápido, sugerido pela Filipa Gomes que, me parece, mais aliciante entre o custo/benefício de fazer a secagem em casa.
Só posso dizer que é uma delícia. Brevemente mostro-vos algumas das aplicações, até porque chegou a minha casa um miminho novo, que fez os meus olhos brilharem, e perfeita para confeccionar a companhia ideal para estas delícias que vos deixo hoje.
O tomate seco pode ser conservado em azeite simples ou pode brincar com os aromas e conservá-lo em azeite aromatizado. Em qualquer dos casos...yummy!
Experimentem. Vale mesmo a pena!

Notas:
Para secagem lenta - pré-aqueça o forno a 100º. Leve os tomates ao forno, baixando para 80º, 7 a 8h.
Para secagem mais rápida - pré-aqueça o forno a 180º. Leve os tomates ao forno por cerca de 3h. Às vezes leva-me um pouco menos. 


Ingredientes (cerca de 2 a 3 frascos de 300ml):
9 tomates cacho ou chucha maduros (1kg a 1,5kg)
1/2 ch. de açúcar (usei como referência 1 ch. de 250ml)
1 c. sopa de sal
Azeite q.b.

Para azeite aromatizado (pode usar outras possibilidades)
40ml de azeite
2 dentes de alho laminados
oregãos
Azeitonas pretas ou verdes laminadas

Modo Tradicional
Lave bem os tomates. Retire-lhes a polpa e sementes. Corte-os em quartos e disponha-os em cima de uma grelha no tabuleiros, de modo a que não fiquem em contato com os sucos que vão libertando na secagem.
Misture o açúcar e o sal. De ressalvar que o sal, mais que tempero, tem a função de conservar. Polvilhe os quartos de tomate com essa mistura. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 3h. Vá vigiando, pois poderá haver alguma alteração no tempo consoante o forno.
Quando as pontas estiverem secas e a enrolar, estão prontos. Retire do forno. Deixe arrefecer e coloque-os num frasco cobertos por azeite. Conserve no frigorífico.

Para azeite aromatizado
Leve o azeite ao lume até aquecer. Retire do lume e coloque os alhos laminados, de modo a reduzir-lhes a natural adstrigência, por 5 min. Deixe arrefecer. Coloque os tomates no frasco alternado com fatias de azeitonas, ervas aromáticas e alho. Cubra com azeite.














Comentários

  1. Ainda a semana passada uma colega comentava comigo que o tomate seco é caríssimo. Eu dizia-lhe para fazer em casa.
    Adorei a dica.
    Beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar
  2. Que dica fantástica,....obrigada pela partilha!
    Feliz Páscoa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. que ótimo de fazer em casa, realmente comprando nas lojas é muito caro, e o tomate sobe de nivel mesmo assim.

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Quando nascerem os tomates na horta ... vou experimentar!!!bj

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pela receita! A experimentar certamente um dia destes!

    ResponderEliminar
  6. Também “gasto” dessa filosofia aqui em casa :) Tomate seco caseiro é tão bom, é relativamente fácil de fazer, faço mais ou menos como tu :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas