Grissini Dona Amélia com Glacé de Gengibre...E a Itália veio à Ilha Terceira!



Se gosto de experimentar e me aventurar pelos sabores e gastronomia de outras paragens, mais gosto de voltar a casa e encontrar os sabores portugueses, os sabores deste meu Açores. É o caso desta receita em que a Itália e os seus gressinos ou grissinis se fundiram aos sabores das Donas Amélias. E se as Donas Amélias já foram bolachas, agora às 12 badaladas transformaram-se nuns saborosos e aromáticos grissinis que envolvi em glacé de gengibre.
Viajar é isso, mesmo que essa viagem seja nas nossas cozinhas! É levar na mala ou no pensar sabores o que somos; e regressar com o que levamos de nosso com tudo aquilo que trazemos...memórias, sabores, cheiros, história.
E assim parti nesta viagem culinária e desta fusão nasceram os grissini Dona Amélia.
Conhecem as Queijadas D. Amélias? Quem as prova não lhes fica indiferente. Quem vem à Terceira tem que as provar, quem as encontra por outras paragens tem que as provar. É tradição, é sabor, é história deste nosso Portugal.
Esta foi uma receita para festejar uma parceria de valor e um giveaway de duas formas da Tescoma Portugal, da linha Della Casa, que adoro, a forma Grissini Della Casa e a forma Pão Ducat Della Casa e que podem encontrar à venda, não só estas duas, mas toda a linha na Panifor, uma empresa açoriana, sediada em S. Miguel que já conta com 25 anos de experiência.
Nem imaginam como os gressinos ficam deliciosos, lindos e tão fáceis de moldar e ir ao forno com esta forma. E daqui a dias já vos mostro a versatilidade da forma Ducat.
Decidi utilizar a forma grissini não no sentido vertical, mas horizontal utilizando as ranhuras para dispor os gressinos, pois usei uma massa amanteigada para os fazer. E não é que resulta tão bem? Adoro artigos de qualidade e versáteis!
Passe na página do facebook do Happy Life In The Kitchen e participe. Deixo-vos aqui o post para espreitarem!

GIVEAWAY 🎉
Se fazer um Giveaway com a Tescoma é uma maravilha, fazer um Giveaway com a Tescoma e a Panifor, empresa açoriana, é extraordinário. E sabem porquê? Porque a Panifor tem ao seu dispor os maravilhosos e cheios de qualidade produtos da Tescoma. É como se tivesse estas duas empresas que me são tão queridas em minha casa todos os dias. Mas não faz sentido ser só eu a pensar assim. Então, o Happy Life In The Kitchen, a Tescoma Portugal e a Panifor querem também fazer parte da vossa casa. E juntos temos para oferecer uma maravilhosa Forma Della Casa Pão Ducat e uma Forma Della Casa Grissini! Mas se entretanto quiser ir espreitar a Panifor e já comprar alguma das maravilhosas formas desta linha, a Panifor está a oferecer-vos um desconto de 10% desde já. Vão já espreitar!
Para se habilitarem a ganhar estas duas Formas Della Casa só têm de:
✔️ Colocar "Gosto" nas páginas do Facebook dos 3 patrocinadores Happy Life In The Kitchen; Tescoma Portugal e Panifor.
✔️ Seguir o Instagram dos 3 patrocinadores (https://www.instagram.com/panifor_lda/)
(https://www.instagram.com/tescoma_portugal/)
(https://www.instagram.com/happylifeinthekitchen/)
✔️ Partilhar a imagem original do passatempo no perfil pessoal do Facebook e em modo público (páginas não serão aceites)
✔️ Seguir o Blogue Happy Life In The Kitchen, https://happylifeinthekitchen.blogspot.pt, clicando SEGUIR (no fim da página do blogue)
✔️ Deixar um comentário na imagem original do passatempo mencionando 3 amigos (o nome deverá ficar a azul) e mencionar o número e nome de seguidor do blogue.
Apenas quem cumprir as condições de participação será admitido ao sorteio.
DURAÇÃO do PASSATEMPO:
✔️ O passatempo terá início dia 15 de Abrial de 2018 e termina às 23h59 do dia 30 de Abril .
REGULAMENTO:
✔️ Podem participar as vezes que quiserem, nomeando sempre amigos diferentes e partilhando todas as vezes.
✔️ O vencedor será anunciado na página Happy Life In The Kitchen, Panifor e Tescoma Portugal no dia 12 de Maio de 2018
✔️Terminado o passatempo, o vencedor deverá enviar uma mensagem para a página com os dados pessoais para envio do prémio no prazo de 7 dias. Caso não o faça o prémio será atribuído a outro participante escolhido da mesma forma.
✔️ Passatempo apenas válido para Portugal (ou com morada em).
✔️ O prémio será atribuído via Random.org
Boa sorte a todos!!!




Ingredientes (rende cerca de 60 grissinis):
300g farinha T55 s/fermento + farinha q.b. para trabalhar a massa 
170g manteiga amolecida
140g açúcar em pó + açúcar em pó q.b. para polvilhar
1 c. café noz moscada
2 c. café canela
3 c. café gengibre
2 c. sopa melaço de cana
1 ovo

Glacé de Gengibre
130g açúcar em pó
6 gotas de sumo de gengibre fresco
1/2 clara de ovo (+ um pouco, se necessário)

Na Cuisine Companion
Coloque os ingredientes na taça, exceto o ovo, com o acessório de amassar/triturar, programa Pastry P1 (pesquise tabela de conversão para outros robots de cozinha, sendo que na Bimby é vel. espiga e na Yammi vel. 4, ambas 3,5 minutos). 
Ao fim de 1 minuto do programa, faça pausa e adicione o ovo. Recomece o programa até ao final.
Retire a massa da taça.
Numa superfície enfarinhada, trabalhe um pouco a massa, adicionando aos poucos alguma farinha, tornando-a mais moldável, se necessário. Faça uma bola, envolva em papel aderente e leve ao frigorífico por 30 minutos.
Em seguida, retire do frigorífico. Vá retirando bocadinhos de massa e faça chouriços finos. Corte as extremidades em diagonal, pois dá-lhe um acabamento engraçado. Coloque os rolinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal ou se tiver a forma de grissini della casa, coloque-os nas ranhuras da forma, deixando uma ranhura sem massa entre cada gressino.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º num tabuleiro forrado com papel vegetal 10 minutos para gressinos mais tenros, 12 para mais estaladiços. 
Atenção que ao retirar do forno é natural que estejam ainda moles, endurecem ao arrefecer. Deixe-os arrefecer ligeiramente no tabuleiro ou forma. Depois retire com cuidado para uma grelha, pois ainda não estarão totalmente endurecidos. Deixe arrefecer totalmente.
Para o glacé bata todos os ingredientes, com o acessório amassar/triturar, na vel. 6/7, 2 a 3 minutos.
Depois com a ajuda de uma faca ou garfo decore os gressinos, passando a faca no glacé e deixando-o escorregar sobre o gressino criando um efeito de fios. Faça-o num terço do gressino. Coloque sobre uma folha de papel vegetal para o glacé solidificar. E está pronto!

Modo Tradicional
Proceda como descrito acima, amassando as bolachas com as mãos. Coloque a farinha numa superfície limpa, faça um buraco e adicione os restantes ingredientes, inclusive o ovo.
Utilize a batedeira para o glacé. 
















Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas