Bienenstich: Bee Sting Cake ou Bolo Picada de Abelha


Bienenstich, Bee Sting Cake ou Bolo Picada de Abelha foi a proposta da Lia do blogue Lemon & Vanilla e da Susana do blogue Basta Cheio para a 28ª edição do Sweet World Challenge. Mal vi o bolo senti que o tinha que fazer. Estamos a falar de um bolo fermentado com aroma de amêndoa, de um crème patissièrre de baunilha, bem rico e cremoso e a terminar um topping caramelizado de amêndoa e mel...O meu Eu mais guloso delirou de imediato! E fui logo a correr ver a receita e UAU, tudo o que eu gosto (e aposto que a muitos dos que estarão a ler agora este artigo).
Vi a receita que a querida Lia apresentava e pesquisei mais algumas (Supergolden Bakes) e fui para a cozinha. E deste olhar, saborear sem o ter feito nasceu este Bee Sing Cake que conquistou o nosso paladar cá em casa. 
Este é um bolo alemão encontrando-se diferentes histórias relativamente à sua origem e nome peculiar, até engraçado. A que mais gosto é que foi criada por dois pasteleiros da realeza que roubaram mel de uma colmeia para fazer um bolo especial para o seu rei. O nome dever-se-á às ferroadas que terão levado em tal intento. Engraçado, não acham? O mais maravilhoso é que estamos a falar de um bolo criado por 1474 e estamos hoje aqui a falar da sua receita e do seu maravilhoso sabor.
Espero que gostem e o experimentem, pois o seu sabor vale cada passo para a sua confeção.
Preparei o bolo e creme ao serão terminando-o no dia seguinte dando tempo a que o creme arrefeça bem, para a adição posterior das natas. Para além de que o bolo bem arrefecido torna mais fácil a sua montagem.
Esta receita permite um bolo alto daí que tenha feito duas camadas, mas encontrarão bolos com recheio numa só camada. Poderão também optar por recheá-lo com buttercream ou natas batidas.
E vamos ver a receita?


Ingredientes (forma de 22 cm s/buraco alta, de preferência com fundo amovível):

Bolo
415g farinha T65 s/fermento
2 c. chá fermento de padeiro seco
1 c. chá de sal
3 ovos M
120ml leite
60ml mel
1,5 c. chá extrato de amêndoa
85g manteiga s/sal + 2 c. sopa para barrar o bolo

Topping
85g manteiga s/sal
75g açúcar
3 c. sopa mel
2 c. sopa natas frescas
100g de amêndoa laminada
Sal q.b.

Creme de Pasteleiro
375ml leite
1 vagem de baunilha
4 ovos L ou 5 M
100g açúcar mascavado claro ou açúcar amarelo
2 c. sopa de amido de milho
2 c. sopa de farinha
2 c. sopa manteiga s/sal
180ml de natas frescas
100g açúcar em pó

Na Cuisine Companion
Atualizarei posteriormente a receita para a Cuisine Companion. Não testei esta massa. Para preparação do creme de pasteleiro bastará colocar os ingredientes na taça e programar Sobremesas. Verifique a consistência do creme. 

Modo Tradicional
Unte a forma com desmoldante.
Dilua o fermento num pouco do leite morno. Reserve.
Na batedeira, com o gancho, misture a farinha e o fermento em velocidade baixa. 
Depois adicione os ovos, mel, açúcar mascavado, extrato de amêndoa, mistura de fermento, restante leite morno. Bata em velocidade até adicionar bem. Acrescente a meio o sal.
Estando bem envolvido adicione a manteiga e bata por 10 min. ou até que a massa se apresente brilhante e elástica.
Tape a taça com papel aderente e deixe levedar à temperatura ambiente por 2h.
Findas a 2h retire a massa da taça e trabalhe-a suavemente na bancada ligeiramente enfarinhada. Molde-a e coloque na forma (se não tiver forma com fundo amovível poderá forrá-la com papel vegetal untado, de modo a facilitar desenformar o bolo depois de pronto).
Pincele a massa com a manteiga derretida.
Tape a forma e deixe levedar por 45 minutos.
Entretanto prepare o topping. Leve todos os ingredientes ao lume, menos as amêndoas. Deixe ferver e ganhar alguma cor (não fica muito escuro, mas sim um bege). Ferva por 5 min., mexendo frequentemente. Após os 5 min. adicione as amêndoas laminadas.
Retire o preparado do lume e deixe arrefecer ligeiramente.
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Coloque o topping no bolo, após os 45min. de levedagem. Não se preocupe se não fica uma camada muito uniforme. Espalhe o melhor que conseguir.
Leve o bolo ao forno por 35 a 45 min. ou até que o palito saia seco.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer bem antes de o retirar da forma e arrefeça completamente antes de o rechear.
Para preparar o creme, numa tigela bata os ovos, açúcar, amido e farinha com a ajuda de uma vara de arames até que não apresente grumos.
Entretanto aqueça o leite, com as sementes de baunilha raspadas da vagem e a vagem. 
Quando o leite estiver a levantar fervura retire a vagem. Misture, batendo com a vara de arames, um pouco do leite fervente na mistura de gemas para elevar a temperatura da mesma (se colocar a mistura diretamente no leite fervente poderá talhar as gemas e ficar com ovos batidos). Adicione de seguida a mistura de gemas ao tacho onde tem o leite. Mantenha no lume, mexendo sempre, até que a mistura engrosse. 
Retire o tacho do lume. Passe água fria num tabuleiro ou prato e, sem secar, disponha o creme no tabuleiro. Tape com papel aderente, colocando-o mesmo por cima, em contato com o creme para que não ganhe crosta. Deixe arrefecer e depois leve ao frigorífico por 6h ou até o dia seguinte.
Findas as 6h ou quando for rechear o bolo, termine o creme batendo as natas com o açúcar até que estas apresente picos suaves. Depois adicione ao creme de pasteleiro cuidadosamente para que o creme não fique mole. Vou adicionando as natas aos poucos.
Para rechear o bolo corte ao meio ou faça duas camadas. Disponha o creme com uma espátula ou com a ajuda de um saco de pasteleiro.









Comentários

  1. Bolo e fotos maravilhosas, como sempre!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. O aspeto dele é tão apetitoso que apetece roubar uma fatia!!!bj

    ResponderEliminar
  3. Que lindo ficou Sara e fico muito feliz que tenhas gostado e experimentado.
    Eu gosto muito dessa variante com as 3 camadas, pois fica mais equilibrado mas como o meu não ficou tão alto, ficou com o equilibrio proporcional.
    Beijinho grande e obrigada uma vez mais.
    Lia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas