Carré de Porco com Aba com Molho Chinês e Legumes



E hoje deixo-vos uma receita que é maravilhosa. Uma verdadeira delícia. Servida de forma despretensiosa, reunindo todos os seus componentes numa travessa e que permite experimentarmos um festival de aromas, cor e muito sabor.
É uma receita de um chef que admiro - Jamie Oliver - que não desilude a cada proposta que nos deixa.
Poderão preparar este prato com costeleta, "piano" ou outra peça. Eu optei por fazê-la com um carré com aba que pedi no talho que deixassem inteiro e cortei uma boa peça para que fosse ao forno em todo o seu esplendor.
O cozinhar a carne lentamente em aromas orientais dá um sabor e maciez à carne extraordinária que, depois envolvida num molho chinês bem pegajoso, sedoso e cheio de sabor (como se quer e sabe tão bem); e levando-a novamente ao forno dá-lhe uma profundidade que se sente a cada garfada.
Todo este sabor foi elevado utilizando um pequeno truque excelente para quem não tendo forno de lenha quer obter aquele sabor fumado característico. Sabem qual foi? Colocar umas lascas de madeira, que poderão adquirir em lojas da especialidade escolhendo os aromas que pretendem utilizar ou usar a lenha que normalmente usam, num tabuleiro de ir ao forno. Atear as lascas. Deixar queimar um pouco. Apagar a chama e colocar o tabuleiro no forno na grelha abaixo da que tem o tabuleiro de carne. Fechar o forno e deixar defumar a carne 5 a 10 minutos. E...UAU! A carne ganha outra dimensão. Sim, a cozinha ficará com um pouco de fumo. Ligue o exaustor, pois vale bem a pena.
A peça de carne é servida desfiada gradamente e separando cada pedacinho da aba. E como desliza ao toque do talher. Acompanhei-a com arroz, rabanetes, malagueta e um salteado de acelgas, tatsoi e cenouras baby. 
Só posso dizer que é de comer e chorar por mais.
Esta foi uma receita que fiz para um almoço com os meus compadres e como foi bom vê-los felizes e satisfeitos com o que degustavam.
Os primeiros "Ui! Que maravilha" surgiram mal olharam a travessa. Apela logo a refeição cheia de conforto, de família, de amigos, de convívio.
Os segundos Ui apareceram com o aroma. Pensei logo: "será que o sabor cumprirá como penso que sim?". Sem dúvida! Os Ui transformaram-se em sorrisos ao degustar, em verbalizações do quão bom estava. E cozinhar é isso mesmo, mimar quem gostamos; dar-lhes um bocadinho ainda mais especial naquele momento. E este carré cumpriu de forma extraordinária a sua tarefa.
Curiosos com o sabor? Então vá já ao talho e mime os seus com esta proposta que vos deixo hoje.


Ingredientes (6 a 8 pessoas): 
1 Carré de porco com aba com 2 kg
Azeite q.b.
3 c. sopa de mistura 5 especiarias chinesas 
2 cebolas (usei roxas)
2 malaguetas vermelhas compridas
Rabanetes a gosto

Molho
3 cebolas roxas
3 estrelas de anis
1 c. chá de 5 especiarias chinesas
4 c. sopa de sumo de maçã (preferencialmente fresco)
3 c. sopa de molho hoisin 
2 c. sopa de mel líquido
1 c. sopa de ketchup
1 c. sopa de vinagre de arroz

Acompanhamento
Arroz (usei arroz de sushi)
Acelgas 
Tatsoi 
Cenouras Baby (usei roxa e laranja)
Azeite e sal q.b.

Modo Tradicional
Pré-aqueça o forno a 160º.
Faça uma cama de papel de alumínio para a carne num tabuleiro de ir ao forno. Para isso corte 3 folhas de papel de alumínio com cerca de 1 metro cada. Coloque a carne no centro.
Regue a carne com azeite e esfregue com as cinco especiarias e uma boa pitada de sal e pimenta preta. Caso não tenha a mistura 5 especiarias, faça-a em casa, moendo num moinho de café ou no almofariz as sementes de estrelas de aniz, sementes de funcho, canela, pimenta sichuan e cravinho.
Envolva a carne com o papel de alumínio, fazendo um embrulho, fechando de modo que cozinhe lentamente e sem secar no forno. Depois coloque o tabuleiro no forno por 3 horas, ou até a carne ficar macia e cozinhada.
Entretanto prepare o molho. Descasque e corte as cebolas e coloque-as numa frigideira em lume médio com um pouco de óleo e o anis estrelado. Cozinhe por 15 minutos, ou até que a cebola se apresente macia e a começar a caramelizar. Mexa ocasionalmente.
Junte a mistura de 5 especiarias e deixe cozinhar por 2 minutos. Em seguida, misture os restantes ingredientes e mantenha no lume por mais 2 minutos. Depois desligue o lume e deixe esfriar um pouco.
Após o molho arrefecer um pouco retire o aniz estrelado, transfira a mistura para um liquidificador, ou utilizando a varinha mágica, triture até obter um molho homogéneo e sedoso, adicionando um pouco de água, se necessário. Termine coando o molho com a ajuda de um passador. Rectifique temperos. Reserve.
De seguida prepare os rabanetes, cebolas e malaguetas.
Corte-os em rodelas finas, não esquecendo de retirar as sementes à malagueta (excepto se gostar de um picante mais audacioso). Coloque-os numa tigela de água gelada para que enrolem ligeiramente, dando-lhes um aspeto engraçado ao servir. Poderá não o fazer e servir cortados apenas. Fiz a metade, a outra metade não levei à água gelada para diferentes efeitos e texturas.
Para preparar os acompanhamentos prepare 2 ch. de arroz branco, cozendo-o.
Salteie as acelgas, tatsoi picadas gradamente em azeite num wok, reservando um pouco para de tatsoi para servir frescas. Tempere com sal e pimenta. Salteie ao mesmo tempo as cenouras baby. Retire-lhes a casca e mantenha as cenouras inteiras, pois obterá um efeito mais bonito. Deixe as cenouras cozinhar mais um pouco que as acelgas e tatsoi, retirando estas últimas e reservando enquanto as cenouras acabam de cozinhar. As cenouras devem manter textura e não ficar totalmente cozinhadas. Reserve.
Quando a carne tiver cozinhado, retire o papel de alumínio e mantenha a carne no tabuleiro. Coloque o forno a 200º.
Pincele a carne com uma boa camada de molho. Seja bem generosa(o). Leve a carne novamente ao forno por 8 a 10 minutos. Após esse tempo deixe mais um pouco no forno e vá pincelando pouco a pouco com mais molho até conseguir uma boa camada escura de molho a envolver a carne.
Sirva a carne desfiada em bocados generosos numa cama de arroz. Disponha as acelgas e tatsoi salteadas por cima, bem como os rabanetes, cebola e malaguetas. Regue com mais um pouco de molho. Sirva as cenouras à parte.
Bom apetite!













Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas