Malassadas


É impossível falarmos de Carnaval e da nossa deliciosa gastronomia açoriana sem falarmos destes pedaços maravilhosos de massa lêveda frita, aromatizadas com laranja e aguardente. E ai tão boas que são! 
Transportam-me à infância, embora na casa da avó se fizesse mais as de forno, ficava sempre ansiosamente à espera destas filhoses.
Quentinhas são um sonho! Mas confesso que as adoro no dia seguinte e é daquelas receitas às quais não resisto e volta e meia lá vou eu assaltar o tabuleiro.
Esta é uma receita sobejamente conhecida por todas as casas açorianas e não faltam às mesas postas, quer por casa quer pelos salões onde desfilam bailinhos e danças carnavalescas, ansiosamente esperadas pelas gentes da Terceira. Que carnaval tão alegre e popular tem esta minha ilha!
A receita apresenta variações de ilha para ilha e até de família para família.
Gosto de as fazer com laranja e aguardente e uso ou apenas água, não adicionando leite,  ou uma combinação de água (que é previamente fervida e arrefecida, mas poderá só amornar) e leite como é mais popular por cá.
Se ainda não as fizeram, então não percam tempo. Porque carnaval que é carnaval tem que ter a bela da filhós frita com açúcar e canela.


Ingredientes:
500g farinha T65 s/fermento + um pouco se necessário
3 ovos
2 c. sopa manteiga
11g fermento padeiro seco
Leite e água morna q.b. (utilizo uma proporção de cerca 130ml de água para 130ml de leite)
3 laranjas médias (sumo)
1,5 c. sopa de açúcar
1 cálice de aguardente
1 c. chá de sal
Açúcar e canela para polvilhar
Óleo ou banha para fritar

Modo Tradicional
Numa taça coloque a farinha peneirada.
Disponha o sal pelas extremidades para que não entre logo em contato com o fermento quando o colocar.
Faça um orifício no centro da farinha e coloque o açúcar, a manteiga, o fermento (previamente diluído num pouco de água morna - diminua à quantidade de água da receita), o sumo de laranja os ovos batidos. Bata e vá envolvendo à farinha, juntando gradualmente a mistura de água e leite gradualmente até ligar bem a massa. Quando bem ligada tape a taça com um cobertor ou toalha e deixe levedar 2h a 3h, ou até que duplique de volume. A massa levedada apresentará um aspeto rendado.
Depois de levedada a massa tire pequenas porções de massa que vai puxanco até obter um círculo mais achatado no centro. Frite em óleo ou banha (como se fazia antigamente) quente.
Polvilhe ainda quentes cada malassada com açúcar e canela.


Na Cuisine Companion
Coloque todos os ingredientes na taça, com o acessório amassar/triturar. Adicione os líquidos, pois não irá adicionar a água e leite gradualmente de modo a não ficar com uma massa excessivamente humedecida. Programe Pastry P1. No final do programa transfira a massa para uma taça e deixe levedar.
Depois de levedada a massa, em óleo ou banha (como se fazia antigamente) quente, frite porções de massa circulares e mais achatadas no centro.
Sirva polvilhadas de açúcar e canela.





Comentários

As mais vistas