Marmelada

 



Há qualquer coisa nas receitas tradicionais que nos aquece até a alma. E a tradicional marmelada não é exceção, muito pelo contrário.
Não era habitual fazê-la na infância, pois não tínhamos acesso aos lindos, de ar rústico marmelos, mas era tão bom repor o stock no mercado e preparar as sandes do lanche com generosas fatias de marmelada, enquanto se esperava a hora da emissão televisiva iniciasse, na altura às 18h. Será sempre surpreendente pensar e sentir o modo tão único que os ingredientes, esta ou aquela receita nos leva numa viagem tão deliciosa e reconfortante!
Este ano parti da receita do talentoso Miguel Mesquita e da sua sugestão de como usar o citrino (só costumava usar o sumo), juntei-lhe os aromas que normalmente uso e o resultado foi delicioso e bem aromático.




Ingredientes:

800g marmelos

700g açúcar

40ml água

1 limão

1 pau de canela

1 pitada de cravinho em pó


Modo Tradicional

1. Descasque e retire o caroço aos marmelos e corte-os aos pedaços.

2. Leve os marmelos ao lume brando num tacho junto com a água, açúcar, pau de canela e limão descascado, sem sementes e cortado aos cubos, mexendo de vez em quando até que os marmelos cozam.

3. Quando cozidos, retire do lume. Depois retire o pau de canela e acrescente a pitada de cravinho a gosto. Usei cerca de meia colher de café.

4. Triture o preparado com a ajuda de uma varinha mágica ou processador.

5. Leve novamente ao lume até a marmelada apurar (cerca de 20 minutos) até fazer ponto estrada.

6. Quando pronta coloque em taças e deixe arrefecer.

7. Por fim, pincele o topo da marmelada com aguardente e tape com papel vegetal.


Na Cuisine Companion da Moulinex

1. Descasque e retire o caroço aos marmelos e corte-os aos pedaços.

2. Coloque os marmelos na taça com o acessório misturador, junte a água, açúcar, pau de canela e limão descascado, sem sementes e cortado aos cubos. Programe vel. 2, 100º, 40 min. Se no fim desse tempo verificar que necessita mais tempo programe mais 20 minutos até que os marmelos se apresentem cozidos.

3. Quando cozidos, retire o pau de canela e troque para o acessório de triturar/amassar e acrescente a pitada de cravinho a gosto. Usei cerca de meia colher de café.

4. Triture o preparado pressionando pulse até que os marmelos se apresentem bem triturados.

5. Depois programe novamente, vel. 2, 100º, 20 minutos para que a marmelada apure.

6. Quando pronta coloque em taças e deixe arrefecer.

7. Por fim, pincele o topo da marmelada com aguardente e tape com papel vegetal.











Comentários

As mais vistas