Salada Quente de Tofu Marinado, Feijão e Acelgas

 


E hoje é dia de partilha vegetariana. Cá por casa semanalmente fazemos 1 ou 2 refeições sem a adição de proteína animal. E adoramos!

Esta é uma salada reconfortante para estes dias frios e simples de confecionar.

Espero que gostem! Se a experimentarem aí por casa, não se esqueçam de a partilhar, pois adoro ver cada reprodução que fazem aí por casa.


Ingredientes (4 a 6 porções):

250g tofu natural

125g acelgas

500g feijão cozido

1,5 cebola roxa

1 dente de alho

Molho teriyaki q.b.

Sal e pimenta a gosto

1 limão (raspa e sumo)

1 Malagueta vermelha comprida

1 "mão" de endro ou outra aromática a gosto

Azeite q.b.


Modo de Preparação:

1. Comece por marinar o tofu. Fatie o tofu escorrido. Tempere com uma pitada de sal, raspa de limão e um pouco de sumo. Envolva nas fatias. Por fim barre o molho de teriyaki (de compra ou caseiro) nas fatias de tofu. Adicione malagueta fatiada (reserve algumas para guarnecer), endro e regue com azeite. Deixe marinar de um dia para o outro ou no mínimo 2h.

2. Para preparar a salada e após ter o tofu marinado, fatie a cebola roxa em meias luas (reserve a meia cebola para depois) e pique o dente de alho miudinho. Leve ao lume numa frigideira anti-aderente com fio de azeite. Deixe refogar, temperando com sal e pimenta.

3. Depois de refogar a cebola e alho acrescente as acelgas higienizadas e secas. Deixe saltear.

4. Acrescente o feijão. Continue a saltear, acrescentando um pouco de azeite se necessário. O feijão vai salteando e pretende-se que fique "sequinho".

5. Depois acrescente o tofu marinado e os sucos da marinada. Adicione a restante cebola reservada. Envolva. Deixe cozinhar mais uns 5 a 7 minutos.

6. Retifique temperos.

7. Sirva quente guarnecendo com fatias de malagueta e endro e regado com um pouco de sumo de limão.


Nota: Nesta receita pode usar teriyaki de compra ou caseiro. Se não tiver nem um nem outro marine com molho de soja, um pouco de mel, sumo de limão, gengibre ralado, 1 a 2 dentes de alho e o azeite.








Comentários

As mais vistas