Salteado de Carne e Bacon com Molho de Natas e Mostarda, Massa e Bimis

 


Nada como uma boa refeição confortável aos domingos. Ontem foi um dia doce e passado a preparar e executar o design de um bolo para uma família linda e para a filhota pequenina. Encomendámos as refeições e pude dedicar-me o dia todo a esse projeto. Fazemos isso de vez em quando e agora é ainda mais importante do que nunca ajudar as empresas locais. Então, hoje estava cheia de vontade de uma daquelas refeições que são simples, mas deliciosas. A combinação? Um clássico aqui em casa, que nunca falha ... Carne de porco picada com bacon ao molho cremoso de mostarda. Os acompanhamentos? Massa e bimis. Adoro cozinhar a carne na minha maravilhosa frigideira da De Buyer. Excelente para selar a carne e dar aquele sabor caramelizado. E devo dizer que quanto mais a usamos, melhor fica. A carne fica tão saborosa! As frigideiras De Buyer foram feitas para durar, são frigideiras “à antiga”. Fabricadas em ferro (99%) e com anti-aderência natural, isento de PFOA e PTFE, são revestidas com uma camada de cera de abelha para melhorar a anti-aderência natural. Um must-have na cozinha que encontram na Lecuine Portugal.



Ingrediente (4 a 6 pessoas):

600g carne moída (porco ou vaca)

150g bacon aos cubos

Sal e pimenta preta moída na hora a gosto

1 clh. chá rasa de alho em pó

Azeite q.b.

200ml natas

2 clh. sopa rasas de mostarda dijon

Sumo de limão (um pouco)

Coentros picados e flocos de chili q.b.

300g bimis ou bróculos cozidos em água e sal

350g massa à sua escolha cozida em água abundante e sal


Modo de Preparação:

1. Tempere a carne moída com sal (apenas um pouco, pois o bacon é salgado), alho em pó (uso desidratado moído na hora) e pimenta moída na hora. Reserve.

2. Leve ao lume uma frigideira anti-aderente a aquecer. Adicione um fio de azeite e leve o bacon a caramelizar e a derreter a sua gordura, mexendo de vez em quando. Vá raspando com colher de silicone ou madeira a caramelização que vai ficando na frigideira que lhe dá tanto sabor.

3. Ao caramelizar o bacon junte a carne moída e envolva. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando.

4. Por fim adicione as natas, a mostarda, um pouco de coentros frescos picados. Envolva bem e deixe apurar o molho.

5. Retifique temperos.

6. Sirva a carne polvilhada com coentros e flocos de chili. Regue com um pouco de sumo de limão. Acompanhe com bimis cozidos (não os deixe cozer demasiado para que mantenham textura e uma massa à sua escolha. Regue os bimis com um pouco de azeite e coentros picados ou outra aromática da sua preferência.






Comentários

As mais vistas