Abrótea com Couscous de Limão e Couve-Flor Assada
Quarta receita do showcooking!!!
Uma receita que de tão simples se torna um "must eat". Adoramos couve-flor assada, adoramos couscous e somos completamente "malucos" por abrótea. Dito isto a combinação tornou-se quase obrigatória e resulta tão, mas tão bem. E simples como se quer! Deliciosa como se deseja!
Ingredientes:
1 abrótea grande
Sal e limão a gosto
Couve-Flor Assada
1 couve-flor média
2 dentes de alho
2 clh. sopa azeite
1 clh. chá curcuma em pó
1 clh. chá paprika doce fumada ou da picante (se gosta de picante)
Noz moscada q.b.
Sal e pimenta a gosto
Couscous de Limão
150g couscous integral
150ml água (200ml se gosta do couscous mais fôfo)
Sal a gosto
Azeite q.b
1 limão (raspa e um pouco de sumo)
Guarnição
Microgreens e pétalas de flores comestíveis
Modo de Preparação:
1. Comece por assar a couve-flor com os dentes de alho. Lave a couve e separe os floretes (guarde os talos para sopa ou outros preparados congelando se não for utilizá-los no momento ou dias seguintes).
2. Coloque os floretes numa taça e adicione todos os ingredientes. Envolva bem e leve ao forno pré-aquecido num tabuleiro forrado com papel vegetal por 30 minutos ou até que a couve-flor esteja macia.
3. Prepare o couscous. Coloque a água a aquecer num tacho. Quando começar a fervilhar adicione o sal e azeite. Junte o couscous. Envolva o couscous na água com uma colher. Tape o tacho e deixe descansar 5 minutos. Passado esse tempo solte os grãos de couscous com a ajuda de um garfo. Retifique temperos.
4. Filete a abrótea. Corte-os ao centro no sentido vertical. Poderá optar por cortar em cubos como fiz no showcooking para servir em fingerfood. Cozinhe numa frigideira quente com um pouco de azeite com a pele para baixo cerca de 4 a 5 min. até que a pele fique estaladiça. Nessa altura vire o peixe e agora é que tempera com sal e um pouco de sumo de limão. Queremos que o peixe brilhe pelo seu sabor em contraste com a maior riqueza da couve-flor. Cozinhe dois minutos.
5. Sirva dispondo a couve-flor assada e couscous no prato e colocando o filete ou cubos de peixe em cima. Regue com um pouco de azeite e guarneça com microgreens.
Notas:
- Ao invés de servir a couve-flor assada com os floretes inteiros poderá fazer puré, triturando a couve-flor depois de assada num processador, acrescentando um pouco de bebida vegetal ou azeite para obter um puré cremoso.
- Poderá usar outro peixe de sua preferência, até mesmo um peixe mais firme na textura ou mesmo filetes congelados. Optei pela abrótea por ser um peixe de eleição cá por casa, apesar de mais suave para cozinhar aos cubos, por exemplo.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!