Courgette Redonda recheada




Hoje trago-vos uma receita que mantêm o registo equilibrado das partilhas dos últimos dias.
É uma receita muito simples de fazer, mas que traz consigo um sabor que nos deixa o paladar a dançar.
Não é comum termos por cá à venda com regularidade estas courgettes redondas. Mal as vi tive que colocar algumas no cesto de compras e decidi, desde logo, que as queria rechear. Ficam tão mimosas no prato e o sabor acompanha o que os olhos nos transmitem.
A especiaria de destaque desta receita é a curcuma em complemento com os restantes temperos que em combinação com a lima lhe dá uma frescura necessária, na minha opinião, para passar de uma receita saborosa para uma o patamar de receita deliciosa cá de casa. Devo dizer que a criançada por vezes resistente a estas meninas comeu e repetiu com gosto a porção de recheio que faço a mais, para ganhar mais uma refeição para eles durante a semana.
Gosto de acompanhar estas courgettes recheadas com um mix de folhas verdes, microgreens e flores comestíveis, mas estão à vontade para variar. E deixem-me acrescentar que esta é uma receita dois em um, pois poderão optar usar o recheio na courgette ou fazer dele uma refeição, onde poderão,por exemplo, não adicionar o couscous ao salteado e servir à parte com salada e o salteado. Dá sempre jeito uma receitinha assim, versátil, não concordam?
Espero que gostem e continuação de boa semana!



Ingredientes (rende recheio para 5 a 6 courgettes redondas e 2 porções de recheio que rende como salada ou acompanhamento para outra refeição):

5 courgettes redondas

250g atum de conserva escorrido, o conservado em água é uma opção mais saudável (poderá usar peixe ou carne picada também se quiser variar)

200g couscous integral bio hidratado

1,5 clh. de chá de curcuma em pó

1 clh. de chá de paprika doce fumada (poderá usara a picante)

1 clh. de chá de coentros desidratados

Meia colher de chá de alho desidratado moída na hora ou 1 dente de alho picado

Meia lima (raspa e sumo)

Pimenta e sal a gosto

Azeite q.b.

1 ovo por courgette

Guarnição

Microgreens e/ou flores comestíveis


Modo de Preparação:

1. Lave bem as courgettes pois irá cozinhá-las com a casca.

2. Corte o topo e reserve a "tampa".

3. Depois com a ajuda de uma colher retire a polpa das courgettes. Retire o máximo que conseguir. Pique a polpa e reserve.

4. Numa frigideira anti-aderente aquecida coloque azeite. Quando quente, se usar o dente de alho e não alho desidratado, junte-o agora, bem como a polpa de courgette. Adicione os temperos, exceto a lima.  Envolva bem e deixe cozinhar até que o líquido que se acumula reduza e apure os sabores. 

5. Junte posteriormente o atum e envolva. Deixe cozinhar mais um pouco. 

6. Seguidamente junte o couscous hidratado previamente. 

Hidrate levando ao lume num tacho pequeno 200ml de água temperada com sal e com um fio de azeite. Quando a água fervilhar, junte o couscous e envolva com a ajuda de uma colher. Tape o tacho e deixe descansar 5 min. Passado esse tempo solte os grãos do couscous com a ajuda de um garfo.

7. Envolva o couscous no preparado, adicione a raspa de lima e o sumo. Retifique temperos se necessário. Cozinhe mais uns 2 minutos.

8. Recheie as courgettes com este preparado, deixando espaço para que possa abrir um ovo por cima do recheio e este não "escorregue" para fora.

9. Depois de rechear as courgettes, abre um ovo no topo de todos. Salpique com um pouco de sal. Coloque a tampa (porção superior que cortou inicialmente) de cada courgette e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 a 30 min. regando-as com fio de azeite ou até que a taça se apresente macia ao espetar a ponta de uma faca. Poderá se preferir, mergulhar as taças de courgettes, antes de as rechear, em água fervente 2 a 3 minutos para as "quebrar". Não o costumo fazer. 

10. Sirva com pimenta preta salpicada por cima do ovo e guarneça com microgreens e flores comestíveis. Acompanhe com uma salada de folhas verdes regadas apenas com um pouco de azeite e uma pitada de flor de sal.















Comentários

As mais vistas