Char Siu de Casca de Banana


E quando o MARAVILHOSO Char Siu de Porco, se apresenta como Char Siu de Casca de Banana e resulta tão, mas tão bem!
Esta foi uma das receitas que apresentei no Showcooking "Receitas com Cascas, Talos, Folhas e Sementes" que dinamizei no âmbito da V Feira Angra com Futuro, a convite da AJITER. Convite que aceitei com imenso gosto, pois foi precisamente nesta mesma feira e na sua edição anterior que me aventurei no meu primeiro showcooking.
Espero que gostem deste meu char siu feito com partes de ingredientes que normalmente deitamos fora e que têm propriedades benéficas para o nosso organismo e resultam em refeições deliciosas.
Apresentei o char siu com folhas verdes em Pão de Leite Asiático (ver receita aqui), mas claro fica o máximo num Bao Bun ou mesmo no pão lêvedo. Até sinto "água nas bochechas" só de lembrar o seu sabor.


Ingredientes:
Molho
1 c. sopa de açúcar palma ou mascavado
1 c. chá sal
½ c. chá 5 especiarias chineses
¼ c. chá pimenta
½ c. chá óleo sésamo
1 c. sopa vinagre arroz
1 c. sopa molho soja
1 c. sopa molho ostra
1 c. chá melaço
3 dentes de alho esmagados
2 c. chá mel
1 c. sopa água quente

2 ch. de casca de banana fatiada
(demolhar a casca de banana sem a parte amarela em água e uma colher chá de vinagre por 15 min. e escorridos depois) e depois fervidas 10 a 15 minutos.

Modo Tradicional
Prepare o molho adicionando todos os ingredientes (exceto o mel e água quente). Envolva bem.
De seguida aqueça uma frigideira ou wok com um pouco de azeite. Salteie as cascas cortadas às tiras finas por 5 min. Depois adicione o molho. Salteie mais uns 5 min. Termine adicionando as colheres de chá de mel diluídas na água.
Servir em pão de leite asiático com rúcula ou outras folhas verdes.

Na Cuisine Companion
Proceda do modo descrito acima. Refogue as cascas de banana colocando-as na taça com o acessório misturador e programando Slow Cook P1. Repita o programa depois de adicionar o molho. Verifique a tenrura das cascas e repita, se necessário.

Comentários

As mais vistas