Compota de Funcho e Cardamomo...Aromática e deliciosa!



Cá em casa, como em muitas casas, fazer doce e compotas traz a perspetiva da breve chegada do Outono. Posso fazê-las em qualquer outra altura, mas em Setembro, quando os dias começam a adormecer mais cedo, o céu apresenta já aquele tom cinzento e as noites trazem uma brisa mais fresca, faz com que uma boa compota traga conforto e sabor a qualquer pequeno-almoço ou lanche.
Ontem ao arrumar o frigorífico e ao organizar os ingredientes que deverão ser consumidos mais rapidamente, olhei para uns bolbos de funcho maravilhosos que havia comprado no início da semana, mas que ainda não tinha pensado o que fazer com eles.
Ultimamente tenho optado na generalidade das vezes por assá-los, pois fazem um acompanhamento muito aromático e saboroso. No entanto, apesar de sermos fãs dessa forma de confeção, não queria cozinhá-los novamente dessa forma (e estava a "precisar" experimentar algo diferente). Então, ao sentir a brisa e ao olhar os arbustos do quintal a agitarem-se ao ritmo dessa brisa, veio-me à ideia que já há algum tempo, bastante tempo, não fazia doce nem compota. E ficou decidido! Compota, era o que iria fazer!
O funcho é extremamente versátil. Pode consumir-se o bolbo, caule, rama e sementes, para além dos benefícios para a saúde. Embora mais característico das cozinhas italiana e francesa, cada vez mais, ganha expressão no nosso país, nomeadamente o uso do bolbo. E ainda bem, pois o seu aroma, as suas características semelhantes ao aipo, fazem dele um ingrediente extraordinário.
E agora de volta à compota. Para combinar com o aroma do funcho optei por cozinhá-lo com cardamomo. Posso dizer-vos que ficámos deliciados cá em casa. Que aroma se espalhou pela casa.
Fiz a compota com uma proporção de pouco mais de 50% de açúcar para o peso do funcho, pois não a queria doce em demasia, de modo a utilizá-la também em pratos salgados.
Após as provas, descansou durante a noite para tornar o nosso pequeno-almoço numa degustação maravilhosa acompanhado por um ótimo queijo de cabra.
Vá, vão experimentar, não se vão arrepender!


Ingredientes:
750g bolbo funcho limpo e lavado
400g açúcar mascavado claro
1 c.chá erva doce em pó
5 grãos de cardamomo
1 c.sopa de sumo limão
200 a 250ml água (no tacho poderá precisar ir aos 250ml água)

Na Cuisine Companion
Coloque na taça o bolbo de funcho muito bem lavado (retire as folhas exteriores) e picado, as sementes de cardamomo, que pressiona com o cabo de uma faca. Utilize a ultrablade e dê-lhe uns toques de turbo para picar o funcho e cardamomo.
Em seguida, troque para o acessório amassar, triturar e adicione os restantes ingredientes. Programe vel.4, 130º por 20 min. No final, programe slowcook, P2, alterando para 100º, 2h. para apurar bem. No final programe vel. 12, 2 min. para triturar. Verifique se necessita mais tempo.
Para conservar a compota, esterilize frascos e tampas em água a ferver. Coloque a compota nos frasco (rende cerca de 700g de compota), cubra com papel vegetal e tape com a tampa. Deixe arrefecer virados ao contrário.
Poderá guardar na despensa ou frigorífico, após arrefecerem.

Modo Tradicional
Proceda do mesmo modo utilizando o tacho. Pique o funcho miúdo ao início e tritura só no fim com a varinha mágica.

Bom apetite!




















Comentários

  1. Muito original! Deve ter um sabor anisado muito agradável e surpreendente! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Resultou muito bem. Adorámos cá por casa. Beijinhos

      Eliminar
  2. Não sou fã de compota mas essas fotos deliciaram-me!!

    Passa pelo blog e deixa a tua pergunta acerca do regresso às aulas!

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/q-regresso-as-aulas-facam-as-vossas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também adoro compotas caseiras e gosto imenso de aproveitar as frutas da época. Nunca fiz de funcho e nem sabia que era possível fazer compota com ele. Estamos sempre a aprender. Deve ser delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia.
      Também adoro compotas!
      Foi inspiração na hora. Resolvi experimentar e ficámos fãs :)
      Obrigada pela visita. Beijinhos grandes 😙

      Eliminar
  4. Olá, está linda e gulosa a compota. Adorei.
    Beijinhos ,http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel. Muito obrigada :) Foi uma experiência que resultou muito bem!
      Beijinhos e obrigada pela visita.

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas