Bolo Trdelnik e a forma Trdelnik Delícia da Tescoma...Estou encantada!

  

E em Outubro a minha família culinária aumentou com o estabelecimento de uma parceria maravilhosa com a Tescoma Portugal. É tão bom ver a nossa família crescer!

E a Tescoma não chegou sozinha, trouxe com ela um miminho maravilhoso, que partilho hoje convosco e que já namorava há algum tempo, e que celebra este trabalho em parceria que me deixa tão feliz!
Uma parceria só faz sentido com empresas/marcas/produtos que aprecio, que fazem parte da minha cozinha ou que se encontram naquela lista de desejos culinários especiais que temos! Uma família deve crescer com base no sentimento, no cuidado, na comunicação e no amor! E quem de vós já não passou umas belas horas nas lojas físicas e loja online da Tescoma? A fazer uma lista interminável dos artigos que gostariam de ter nas vossas cozinha? EU, tantas vezes! Esta é uma empresa que prima pela qualidade, excelência e inovação. Perco-me a folhear o catálogo!
E conhecem a forma TLDERNICK Delícia? Há já algum tempo que a namorava, já a pensar em experimentar o tradicional bolo e em arriscar numa ou outra criação de receita. Vão já espreitar ao site Tescoma (https://www.tescomaonline.pt/rolo-para-bolo-trdelnik-delicia-2-pcs).
E fiquem atentos, pois haverá novidades a caminho, porque uma família quer-se grande e a vossa cozinha também merece!

Comecei logo a pensar no que fazer, com a imaginação "aos saltos", mas não faria sentido apresentar outras receitas, testar a versatilidade desta forma, sem começar por aquilo que nos define, a tradição, os costumes, a nossa base. E para esta forma é o bolo Trdelnik. Só assim faria sentido!
O Trdelnik é um bolo muito popular em Praga, aliás o mais popular de todos. É impossível andar pela cidade, sem se deparar com uma banca de venda destes bolos deliciosos.
Apesar da sua origem estar na Transilvânia, é em Praga a sua casa!
O Trdelnik pode ser servido simples com açúcar e canela, como com diversos recheios. Tradicionalmente são assados na brasa, mas a versão caseira não lhe fica em nada atrás. A Tescoma conseguiu reproduzir uma versão doméstica perfeita dos grandes rolos encontrados nas lojas e bancas de Praga. Este doce feito em tubo e em camadas anelares vai fazer concerteza a delícia dos seus aí em casa, como dos amigos (o meu irmão não saiu do pé da travessa enquanto não acabou!!!).
Quem prova, não lhe fica indiferente! E o sentimento que deixa é de saudade. Agora já é possível matar esse desejo, que sabe a férias, a descoberta de uma das cidades mais bonitas do mundo.
Arrisque e experimente fazê-lo em casa!
Mas se pensa que esta forma só permite fazer o Trdelnik tradicional, engana-se! Mais receitinhas a caminho e a experimentar a versatilidade da Trdelnik Delícia da Tescoma.


Ingredientes (para 4 bolos):
280g farinha
150ml leite morno
70g manteiga
15g açúcar fino
13g fermento fresco ou 7g fermento seco (usei seco)
3 gemas ovos
1 pitada de sal

Para polvilhar
200g açúcar
1 c. chá de canela
1 pacote açúcar baunilhado

Na Cuisine Companion
Misture o fermento com o leite morno e 5g do açúcar fino. Mexa. Na taça com o acessório amassar/triturar bata a manteiga com as 3 gemas, vel. 5, 3 min. Depois acrescente a farinha, o restante açúcar e o preparado do fermento. Programe Pastry, P1. No final dos 2,30 min., retire a massa. Trabalhe um pouco na bancada, utilizando um pouco de farinha para ficar sem pegar às mãos. Coloque num recipiente e deixe levedar por 30 a 45 min. Aqueço sempre o forno um pouco. Desligo e deixo levedar aí.
Quando levedado divida a massa em 4 porções e faça tiras de cerca de 1m em cada porção. Enrole no rolo, prendendo bem as pontas (vá fazendo em espiral conforme vídeo neste post e na página do Facebook do Happy Life In The Kitchen). Em seguida role o rolo na bancada para que as tiras se juntem. Coloque no suporte da forma os dois rolos. Pincele com manteiga derretida e deixe levedar por mais 15 min.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 20 a 25 min. Deverá durante esse tempo ir rodando os rolos 1/3 para que alourem de todos os lados. Aí pincele novamente com manteiga.
Retire do forno. Pincele novamente com manteiga e passe na mistura de açúcares e canela. Retire a pega e faça deslizar cuidadosamente o bolo trdelnik pelo tubo.
Depois é deliciar-se com esta maravilha!

Modo Tradicional 
Proceda como descrito acima, utilizando uma batedeira para bater a manteiga e as gemas e restantes ingredientes ou fazendo-o amassando tudo com as mãos.




















Comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar mas ia adorar!!!
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma delícia Gracinha! Vale mesmo a pena fazer. Beijinho

      Eliminar
  2. Não conhecia! Mas gostei muito do resultado final!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! Este bolo é uma delícia. Daqueles que não nos fartamos de trincar :) Beijinhos grandes e obrigada pela visita :)

      Eliminar
  3. Que receita tão interessante! Não conhecia mesmo! Espero nos próximos anos visitar Praga, mas enquanto isso não acontecer posso ir comendo/experimentando cá por casa eheheh Excelente aspecto também :P

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah...e viva as versões caseiras que nos permitem viajar sem sair de casa! O bolo é belíssimo. Vale mesmo a pena fazer.
      Obrigada pela tua visita e feedback :)

      Eliminar
  4. Provei aqui em SC maravilhoso, pretendo fazer

    ResponderEliminar
  5. Obrigada , que bela dica vou comprar os cilindros para poder recordar o Trdelnik! Vale muito apena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada! É uma ótima forma de saborearmos esta delícia. Espero que experimente em breve e viaje um pouquinho de novo, ao experimentar. Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas