Lasanha de Pera, Bacon e Queijo da Ilha...Tão bommm!



Lembram-se que no início de Dezembro me tinha proposto o desafio de no primeiro fim-de-semana confecionar uma sobremesa e um prato principal utilizando os mesmos ingredientes: pera, bacon e piri-piri? Pois é, fiz as peras em redução de vinho do porto com especiarias e vinho do porto (receita aqui) que ficaram de comer e chorar por mais...uma delícia! E preparei esta lasanha de pera, bacon e queijo da ilha com manteiga de piri-piri. E não é que resultou bem, também?! É tão divertida estar entre tachos, robot de cozinha, ingredientes e deixar-nos levar pela imaginação. Adoro!
Deixo-vos então esta sugestão que espero que gostem e aguce a vossa curiosidade pelo sabor conseguido!




Ingredientes (tabuleiro retangular médio, 4 a 6 pessoas):
4 a 5 folhas de massa de lasanha fresca (usei de compra)
5 folhas de massa filo
5 peras grandes não muito maduras
200g queijo da ilha ralado
100g bacon aos cubos
5 c. sopa de manteiga derretida
200g béchamel
100g natas
Sal a gosto
2 piri-piri vermelhos
Sumo de limão q.b.

Modo Tradicional
Comece por adicionar o béchamel às natas. Tempere a gosto com sal (não utilizei). Misture bem. Reserve.
Corte o bacon aos cubos pequeninos. Reserve.
De seguida, descasque as peras e corte-as às fatias com cerca de 3 a 4 mm. Retire o caroço das fatias que o apresentarem. Regue as fatias, à medida que vai cortando com um pouco de sumo de limão, para evitar a sua oxidação. Reserve.
Depois derreta a manteiga com os dois piri-piri cortados ao meio e sem sementes para que a mesma ganhe o sabor do piri-piri em lume muito brando, evitando que a manteiga ferva (como se pretendesse clarificar a manteiga), durante uns 3 a 4 min. Retire do lume.
Posteriormente, num pirex, barre o fundo com um pouco da mistura de béchamel e natas. Não precisa colocar muito. Coloque depois as folhas de lasanha para a primeira camada. Barre com a manteiga derretida com piri-piri. Depois coloque uma camada de fatias de pera, depois de cubos de bacon e, em seguida, com queijo ralado. Regue com a mistura de béchamel e natas. Repita as camadas de massa, pincelar com a manteiga, peras, bacon, queijo e béchamel e natas.
A camada superior fiz com massa filo, de modo a conseguir uma textura crocante na lasanha. Disponha uma folha de massa filo, barre com a manteiga com piri-piri e repita até terminar as 5 folhas de massa. Pincele novamente a camada superior.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 a 35 min. ou até que a lasanha se apresente dourada.

Espero que gostem desta sugestão de lasanha!













Comentários

  1. Parece ser uma delícia !!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida a lasanha mais original que já vi e tem um aspeto delicioso. Gosto dos sabores agridoces e por isso sei que ia gostar desta .
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas