Frango Assado em Borboleta com Limão e Alho...Pele crocante, carne suculenta e cheia de sabor!


Frango será concerteza das carnes mais utilizadas em muitas casas. Cá em casa não somos exceção. Várias são as receitas realizadas com esta carne. Os miúdos adoram e o marido, na realidade, se pudesse, comeria frango assado a todas as refeições. 
Tendo em conta essa realidade não será difícil adivinhar que esta receita que vos trago hoje tenha sido um sucesso total.
É uma receita de Donna Hay, a extraordinária Donna Hay que tem a arte de transformar qualquer receita simples, num sabor inesquecível. Apenas o tempo para assar pede um pouco mais de forma em relação à receita que segui.
A técnica de assar o frango em borboleta permite cozinhá-lo em menos tempo do que seria habitual, bem como permite que as diferentes peças assem no mesmo tempo, não correndo o risco de, para permitir que as pernas assem, ficar com uma carne do peito seca. E não queremos carne de frango seca. E esta? Esta não fica. Fica tão boa! 
O aroma deste prato é maravilhoso, a cor e textura da pele extraordinária e a carne? Ai, meu Deus, fica suculenta e impregnada dos sabores do tempero, que provoquei com alguma salsa fresca picada.
Vale mesmo a pena experimentar. Poucos ingredientes, no máximo 2 colheres de sopa de azeite e forno. Rápido de preparar e sem necessitar marinar com antecedência. Excelente, não?
Espero que gostem!



Ingredientes (4 a 6 pessoas):
1 frango de 1,5kg
4 cabeças de alho cortadas ao meio na horizontal
3 limões cortados em fatias de 2 cm (usei 2 pois eram muito grandes)
2 c. sopa de azeite
Sal a gosto
Pimenta preta moída a gosto

Modo Tradicional
Comece por pré-aquecer o forno a 220º.
Depois coloque o frango numa tábua de corte com o peito virado para baixo.
Com uma faca ou tesoura de cozinha corte o osso das costas do frango. Descarte ou congele para preparar molhos.
Em seguida vire o peito para si. Isto é, ficará com as costas para a tábua e, com a palma da sua mão, achate o frango pressionando o peito.
Depois, num tabuleiro forrado com papel vegetal, coloque as cabeças de alho cortadas na horizontal e as fatias de limão de modo a que façam uma "cama" onde coloca o frango com o peito virado para cima. Torça as coxas de modo a que fiquem direitas e alinhadas na horizontal (ver imagens) para que assem bem. Esconda as pontas das asas no peito do frango para que não torrem durante o tempo que o frango vai ao forno.
Finalize barrando o frango com o azeite (utilizei apenas 1 c. sopa de azeite e usei mais meia para regar a meio da cozedura). Polvilhe com sal e pimenta a gosto. Massage o tempero.
Leve ao forno cerca de 1h. O tempo poderá alterar consoante a intensidade do seu forno. Após 30 min. vá vigiando de modo a verificar quando está assado e douradinho.
Pode acompanhar com uns chips de batata doce ou de couve Kale.

Bom apetite!












Comentários

  1. Hum que isso parece ser bastante delicioso
    Beijinhos
    Novo post (Review Conjunto De 20 Pcs Makeup) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto, eu adoro comida de forno, faço muitas vezes, é tão prático e tão saboroso, esse devia estar maravilhoso com esses sabores que eu adoro :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  3. Boa noite doce Sara.
    Este frango tem um aspecto maravilhoso.
    Tenho a certeza que vai ser como a entremeada no forno ... uma receita a guardar e repetir muitas vezes.
    Por favor tire-me só uma dúvida. O forno pré aquece a 220 graus e quando põe o frango, deixa sempre nos 220 graus ou diminui a temperatura?
    Obrigada. 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Virgínia por todo o carinho.
      O frango é excelente. Estou apaixonada por esta receita!
      Mantenho o forno a 220 graus e vou vigiando a partir dos 30 min., pois consoante o forno poderá alterar um pouco o tempo de confeção. No meu leva 1h ...e já repeti a receita várias vezes;)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas