Salade de Citrinos e Maçã com Frango e Vinagrete de Mel e Sementes de Papoila



Com a chegada desta pandemia, uma das formas de estar convosco tem sido através de diretos, quer no facebook quer no instagram. Não será igual a estarmos juntos de perto, mas é uma ótima forma de partilha e de convívio seguro, até que possamos estar mais perto.
Hoje foi mais um desses momentos, mas desta vez a convite da Patrício Cheio, autora do blogue Food With a Meaning. Um espaço lindo, cheio de boas sugestões inspiradoras.
A Patrícia lançou-me o desafio de fazer um direto com ela e eu, claro, aceitei com muito gosto.
Estes momentos de partilha são enriquecedores para quem segue os blogues, mas também pelo fato de estarmos com pessoas autoras de um trabalho que seguimos. Nem pensava ser autora de um blogue e já a seguia e ia aos seus deliciosos showcookings e workshops. 
O tema pensado foi o das Saladas Refeição, aquelas que fazemos em três tempos, que são opções saudáveis de refeição e cheias de sabor e cor!
A Patrícia partilhou uma salada com os sabores do mar que me deixou água na boca e muita vontade de a confeccionar e eu apresentei uma salada com folhas verdes, frutos combinados com peito de frango marinado salteado com um vinagrete que faz a combinação perfeita de todos os sabores, resultando numa autêntica festa a cada garfada degustada.
Na salada apresentada usei agrião, mas poderão usar espinafre ou outras folhas verdes que tenham, pois também vario de acordo com o que tenho.
Se a quiserem fazer como acompanhamento bastará optar por não adicionar o frango.
Para uma alternativa vegetariana poderão usar o tofu firme, marinado e salteado de igual forma e não adicionar o queijo feta, bem como substituir o mel pelo maple syrup ou xarope de agave.
O certo é que podem alterar de acordo com o que tiverem pela dispensa e frigorífico. Têm é que experimentar, pois é deliciosa.
Para refeição principal as quantidades apresentadas rendem cerca de 4 a 5 porções, como acompanhamento rende à vontade umas 8 porções (e se calhar um pouco mais).
Quer eu quer a Patrícia ficamos à espera de ver as vossas reproduções das saladas partilhadas!




Ingredientes (como prato principal 4 a 5 porções; como acompanhamento 8 porções:
150g de agrião, espinafre ou outras folhas verdes
1,5 chav. de massa cozida a seu gosto (usei massa de farinha de lentilhas e arroz integral)
Três quartos de chav. de talo de aipo picado aos cubos pequenos
400 g de clementinas ou laranja (usei uma combinação das duas)
Três quartos de chav. de uvas red globe picada ao meio
1 maça Granny Smith laminada e regada com limão
Frutos secos q.b. (nozes pecan, caju ou outros)
2 peitos de frango s/pele cortados aos cubos (poderá usar outra proteína)
Queijo Feta aos cubos q.b.
(ao invés da uva red globe poderá usar meia chav. de arandos secos)

Vinagrete (para usar metade na marinada do frango)
4 c. sopa vinagre de cidra (poderá usar de limão se quiser)
4 c. sopa vinagre de vinho branco
4 c. sopa de mel (poderá usar maple syrup ou xarope de agave) 
(se gostar de uma vinagrete mais doce poderá ir até ao dobro da quantidade do mel)
Um oitavo de c. chá de paprika doce fumada
Um oitavo de c. chá de cebola em pó
8 c. sopa de azeite
1 c. sopa de sementes de papoila

Modo Tradicional
Comece por marinar o frango aos cubos em metade da vinagrete. Marine pelo menos 30 minutos. Não uso sal nesta marinada, pois os sabores usados são suficientes para conseguir um ótimo sabor, contudo se preferir poderá acrescentar uma pitada de sal.
Depois coza a massa em água fervente abundante com sal. Coza pelo tempo sugerido no pacote de massa, por norma 6 a 8 minutos.
Enquanto a massa coze prepare a vinagrete. Poderá fazê-lo colocando os ingredientes num frasco e agitando para envolver ou, como prefiro nesta salada, num copo, com a ajuda da varinha mágica misture todos os ingredientes, exceto o azeite e sementes. Depois de envolvido com a varinha mágica, adicione gradualmente o azeite e emulsione. Termine com a adição das sementes de papoila.
Por esta altura a massa estará cozida. Escorra e coloque numa taça. Adicione 2 c. sopa da vinagrete. Envolva e reserve enquanto arrefece e "ganha" os sabores do molho.
De seguida, escorra o frango que está a marinar. Salteie o frango num fio de azeite até que se apresente dourado. Reserve.
Depois numa taça, coloque o agrião, o aipo picado, a fruta, frutos secos (cerca de 2 mãos) e envolva bem. Por fim, junte a maçã.
Envolva a marinada restante na salada, reservando um pouco para regar a salada na hora de servir.
Disponha a salada na travessa em que vai servir, guarneça com cubos de queijo feta, mais alguns frutos secos, os cubos de frango. Regue com a restante marinada e está pronto a servir.
Se preparo a fruto com algumas horas de antecedência coloco os citrinos numa taça com água no frigorífico, pois fica bem fresca e permite que fiquem com uma cor excelente.
A maça regada com azeite mantêm-se sem oxidar até umas duas horas.









Comentários

  1. Num dia quente como o de hoje esta é uma excelente refeição.
    Ficou um prato lindo.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Sara, por teres aceitado o convite. És também para mim uma enorme fonte de inspiração.
    Um grande beijinho.
    Patrícia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas