Duo de Pesto de Folhas Verdes e Queijo de Sementes de girassol com tomate cereja



E hoje deixo-vos uma das entradas que confecionei no 2° showcooking "Experimenta, é bio" que decorreu na Ilha do Faial, no passado sábado  no âmbito do Forum Bio Açores 21, uma iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Trybio e Bio Azorica, que visa promover e estimular a agricultura e agropecuária biológica da região dos Açores.
Usei uma combinação de queijo de sementes de girassol (receita que republiquei ontem) e um pesto que poderá ser de uma combinação de folhas verdes ou apenas de rúcula com tomate cereja. Os bio foram fornecidos pelos produtores locais da Quinta da Noélia. 
A combinação de sabores despertam o palato e deixam-nos em festa.
Optei no showcooking por servir em formato finger food, mas poderão servir a entrada numa travessa e os familiares e amigos servem-se.
Para prato principal acompanhe com lascas de frango temperado com sal, limão e pimenta salteado que combinará na perfeitamente com os sabores desta receita, deixando a doçura do tomate brilhar em contraste. Poderá usar também o tomate cereja alongado nas suas diferentes cores.
Espero que gostem!





Ingredientes:


Tomate Cereja q.b.


Pesto de Folhas Verdes (rende cerca de 350 a 400g)- Para 4 a 6 pessoas faça metade da receita
100g folhas de mostarda tatsoi e mibuna, com predominância de rúcula
100g grana padano (poderá usar parmesão ou uma combinação de grana padano com pecorino)
50g pinhões (poderá substituir por nozes ou outro fruto seco)
140g azeite
Meia clh. chá de sal
1 dente de alho


Queijo de Sementes de Girassol (ver receita AQUI.


Modo de Preparação:
1. Prepare o queijo de sementes conforme receita acima. 
2. Depois prepare o pesto. Rale o queijo e descasque o alho. Processe todos os ingredientes até as folhas obterem a consistência desejada.
3. Para servir coloque num prato primeiro a camada de pesto, depois a camada de queijo de sementes de girassol e por fim disponha as metades de tomate cereja.
4. Guarneça com microgreens se tiver ou regue com um pouco de creme balsâmico. Poderá ainda servir com uns croutons cortados em cubos bem pequenos ou crocante de bacon para mais textura.




Comentários

As mais vistas