Borrego em SousVide com Harissa e Paprika Fumada...Pura delícia!


E tentando que ainda chegue a tempo das preparações para o jantar de fim-de-ano, deixo-vos a receita deste borrego que resultou pura e simplesmente DELICIOSO. Uma carne que se desfaz a cada garfada, com sabor que envolve cada pedacinho trincado.
Preparei-o em sousvide (cozedura em vácuo a baixas temperaturas), mas deixo alternativas de confeção para que a vossa refeição não perca pitada do sabor que se pretende.
Experimentem! É maravilhoso!


Ingredientes (4 a 6 pessoas):
1 dianteira de borrego (cerca de 1,5Kg) - poderá também fazer com outros cortes
Pasta de Harissa q.b. (usei de compra, pois gosto da que uso, mas poderá fazer caseira)
4 a 5 c. chá Paprika Fumada 
10g de tomilho (um bom molhe)
Sal q.b.
Azeite q.b.
Limão (sumo)
Água q.b.
1 romã para empratar

Nota: utilizei uma pasta de harissa com um toque picante mais suave, pois há outras mais intensas. Poderá preparar em casa, fazendo uma pasta com beterraba (1/5),pimento vermelho (1/2) e cenoura (1) assada, sementes de coentros (1 c. chá), alcaravia, chilli (1 a 2 para mais suave), polpa de tomate, um pouco de açafrão, sal e pimenta a gosto (depois deixo a receita com mais pormenor quando a preparar). Vai tudo ao processador e já está.

Em SousVide:
Peça para partirem aos pedaços a peça de borrego, se optar pela dianteira. Limpe a carne e prepare-a para ser temperada. Borrife as peças de carne com sal a gosto, não muito pois a pasta irá dar tempero. Barre a peça, com a ajuda de uma colher, com a pasta de harissa. Coloque uma ou duas peças de carne nos sacos para selar a vácuo. Depois adicione 1,5 c. chá de paprika fumada, regue com um pouco de sumo de limão e acrescente tomilho. Regue com azeite. Repita até que termine a carne. Dará à volta de 3 a 4 sacos. Se tiver máquina de selar, sele os sacos a vácuo. Deixe marinar no frigorífico no mínimo umas 6h, se possível deixe de um dia para o outro.
Depois, se tiver uma máquina de sous-vide, coloque os sacos no banho de água a 60º durante 6h. Não queria fazer toda a confeção no sous-vide, pelo que optei pelas 6h, pois queria terminar na pressão.
Após as 6h, retirei os sacos do banho de água, retirei as peças e molho apurado (fica maravilhoso, pois as peças não perdem humidade, retêm todos os seus sucos, o que intensifica o sabor e permite uma textura maravilhosa).
Em seguida coloque a carne na panela de pressão (usei a Cookeo da Moulinex), adicionando o molho retirado dos sacos. Acrescente um pouco de água e regue com mais um pouco de azeite (cerca de 2 c. sopa). Verifique o tempero e retifique, se necessário. Leve à pressão por 30 min a 40 min.
Retire a carne da panela, disponha num pirex regado com o molho apurado e leve 5 a 10 min. ao forno para lourar mais um pouco.
Sirva com bagos de romã e tomilho.
Poderá acompanhar com um couscous de hortelã e nozes (ver receita aqui).

Na Cuisine Companion
E também é possível cozinhar em sousvide neste maravilhoso robot de cozinha. Para isso, poderá utilizar os sacos próprios para embalar a vácuo ou, em alternativa, de modo a experimentar esta forma de confeção, poderá fazer com papel aderente de altas temperaturas. 
Tempere as peças de carne como descrito acima, mas disponha-as em cima de várias camadas de papel aderente (corte pedaços que deem para envolver bem a carne). Coloque as folhas em cima de um prato, de modo a não verter quando regar com o azeite. Adicione os temperos e feche bem. Envolva nas restantes folhas de papel aderente. 
Em seguida na taça, com água, adicione os "embrulhos". Programe 60º, 2h. Terá de repetir o programa mais duas vezes, pois só podemos programar 2h de cada vez. Verifique se necessita acrescentar água na taça. Se necessitar, coloque água quente da torneira.
Nos restantes passos proceda como descrito acima.

Modo Tradicional
Para confeccionar esta receita poderá utilizar um tacho com água, em lume baixo. Neste método de confeção é difícil apurar a temperatura da água. Se tiver termómetro de cozinha, utilize de modo a conseguir uma temperatura no mínimo de 60º. Para não ter o borrego tanto tempo ao lume e assim evitar um gasto excessivo, no caso de ter fogão a gás, poderá fazer o término na pressão, como descrito acima, mas aumentando o tempo de cozedura.
Utilize sacos de vácuo, se tiver, ou o papel aderente de altas temperaturas.

A receita é bastante fácil, no sentido que a preparação vai acontecendo, enquanto preparamos outros pratos. 

Só posso dizer que a carne fica maravilhosa!








Comentários

  1. O aspeto é delicioso!!!
    Obrigada por ter partilhado momentos comigo!!!

    Num fugaz instante
    a passagem do ano é feita com alvoroço em:
    sonhos delineados
    … projetos traçados …
    vontade de recomeçar!!!
    Especialmente para si:
    todas as cores da VIDA
    … muita alegria para sorrir …
    muito momento para emocionar
    … alguma cumplicidade para partilhar …
    sucesso(s) para dividir
    e sobretudo AMOR para dar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada Gracinha. Adorei!
      Que bom tê-la aqui. Que bom visitar o seu cantinho.
      Beijinho grande e um 2018 cheio de saúde, alegria junto dos seus. 😙

      Eliminar
  2. Fica com um aspeto excelente e deve ser muito bom.
    Fiz a tua receita de abóbora caramelizada ontem ( aliás já foi feita várias vezes) e foi um sucesso com a família. Obrigada pelas deliciosas partilhas!
    Bjn e feliz Ano Novo
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia ficou tão bom!
      Que bom que gostaste. Fico tão contente!
      Beijinho grande e um excelente 2018!

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas